Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
Paralização

Professores da Rede Municipal rejeitam acordo e nova reunião é marcada

Nova reunião será marcada entre representantes dos professores da Rede Municipal de Ensino e da Secretaria de Gestão de Salvador

Helena Pamponet Vilaboim • 22/03/2024 às 19:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Terminou sem acordo a reunião realizada, na quinta-feira (21), entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) e a Secretaria Municipal de Gestão de Salvador (SEMGE). Segundo informações da a pasta, os professores da Rede Municipal de Ensino voltaram às aulas ainda na quinta, após 72 horas de paralisação. Mas, a APLB Sindicato informou que as negociações com a SEMGE continuam e uma nova reunião está prevista para a próxima segunda-feira (25). Na data, há previsão de paralização dos professores.


				
					Professores da Rede Municipal rejeitam acordo e nova reunião é marcada
Professores da Rede Municipal rejeitam acordo e nova reunião é marcada. Foto: APLB

Marcos Barreto, diretor de Imprensa e Comunicação da APLB, disse ainda que a SEMGE apresentou uma proposta de aumento do piso salarial em 5,56%, já rejeitada pelos professores da rede pública. Atualmente, o valor referência na tabela salarial dos professores em Salvador é de R$ 2.845,47, enquanto o valor nacional é de R$ 4.580,56, representando uma diferença de 60,9%.

Leia mais:

Em nota oficial ao iBahia, a Secretaria Municipal de Gestão cita que o cálculo por trás da porcentagem oferecida foi feito de acordo com os "limites orçamentários do município". Leia a nota na íntegra:

"Acerca do questionamento sobre uma eventual greve dos professores, a Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE) esclarece que não há greve. Houve durante a semana uma paralisação de 72 horas, em paralelo às rodadas de negociação que continuam ocorrendo entre os gestores das pastas da Semge e da Secretaria Municipal de Educação (Smed) com os representantes do sindicato dos professores. Seguimos em constante diálogo com a categoria em busca de uma solução viável ao atendimento das suas expectativas e respeitando os limites orçamentários do Município."

Pedidos dos professores


				
					Professores da Rede Municipal rejeitam acordo e nova reunião é marcada
Professores da Rede Municipal rejeitam acordo e nova reunião é marcada. Foto: Marcos Barretp / Arquivo Pessoal

Os professores defendem o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), climatização das escolas públicas e também a contratação de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, que segundo Marcos Barreto, que também é vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Salvador, são "imprescindíveis". O diretor de Imprensa da instituição calcula que escolas públicas da cidade precisam de cerca de mil desses profissionais.

Caso nenhum acordo entre os lados seja alcançado, os educadores sindicalizados e pertencentes aos Sindicatos dos Professores prometem iniciar uma greve no 1º de abril de 2024, medida que segundo Marcos seria o "último recurso".

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação