Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
Insegurança

Aulas seguem suspensas em escolas de Valéria nesta terça (5)

Aulas estão suspensas no período da manhã desta terça-feira (5) no Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, um dos principais do bairro

Iamany Santos • 05/03/2024 às 6:58 • Atualizada em 05/03/2024 às 10:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As aulas seguem suspensas em algumas escolas do bairro de Valéria, em Salvador, na manhã desta terça-feira (5). O colégio Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, onde cerca de 1.800 alunos estudam, não terá aulas no período matutino e cerca de 800 estudantes ficarão em casa.


				
					Aulas seguem suspensas em escolas de Valéria nesta terça (5)
Aulas seguem suspensas em escolas de Valéria nesta terça (5). Foto: Google Maps

Em nota, a escola informou que a suspensão foi mantida em virtude da instabilidade no bairro e considerando a preocupação dos pais em mandarem os filhos menores de idade para o colégio. A instituição pontuou ainda que a suspensão foi decidida em Conselho Escolar e que acontece mediante a observação da possibilidade de retorno nos turnos vespertino e noturno.

Leia mais:

"A gestão se compromete em avisar à comunidade escolar, em tempo hábil, a fim de evitar atrasos e transtornos, caso seja favorável o retorno das aulas no vespertino e noturno", enfatizou a instituição.

As escolas municipais São Francisco de Assis e Nossa Senhora Aparecida também suspenderam as aulas na segunda-feira (4), mas não anunciaram se a situação será mantida. Quase mil alunos ficaram sem aulas.

O iBahia entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) para informações atualizadas sobre a situação, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem.

Clima de insegurança levou a suspensão das aulas

A manhã de segunda-feira (4) foi de medo para os moradores de Valéria, que tiveram que enfrentar trocas de tiros devido a uma operação policial que acontecia no bairro.

Durante a operação, duas pessoas foram mortas, entre elas o principal líder de uma organização criminosa do bairro, identificado como Pablo Ricardo de Assis Gomes Oliveira, conhecido como "Pablo Escobar".


				
					Aulas seguem suspensas em escolas de Valéria nesta terça (5)
Foto: Reprodução/ TV Bahia

Segundo a polícia, ele tinha dois mandados de prisão em aberto, por tráfico de drogas e associação para o tráfico de organização criminosa. Além disso, Pablo integrava o "Baralho do Crime", da SSP-BA, catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia.

Ainda durante a ação conjunta, que uniu as polícias Militar, Civil e Federal, cerca de 150 kg de maconha, dois fuzis e dois carros com restrição de roubo foram apreendidos.

Seis granadas, rádios comunicados, balanças de precisão e porções fracionadas de maconha, cocaína, crack, munições e sete aparelhos também foram encontrados pela polícia

Ônibus ficaram horas sem circular no bairro


				
					Aulas seguem suspensas em escolas de Valéria nesta terça (5)
Ônibus voltam a circular no final de linha de Valéria. Foto: Reprodução/TV Bahia

As trocas de tiros e a tensão no bairro também assustaram os rodoviários, que não rodaram no final de linha do bairro até o início da tarde de segunda-feira (4).

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Mobilidade (Semob), a retomada do atendimento em Nova Brasília de Valéria aconteceu às 12h40.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação