As aulas seguem suspensas em algumas escolas do bairro de Valéria, em Salvador, na manhã desta terça-feira (5). O colégio Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, onde cerca de 1.800 alunos estudam, não terá aulas no período matutino e cerca de 800 estudantes ficarão em casa.
Em nota, a escola informou que a suspensão foi mantida em virtude da instabilidade no bairro e considerando a preocupação dos pais em mandarem os filhos menores de idade para o colégio. A instituição pontuou ainda que a suspensão foi decidida em Conselho Escolar e que acontece mediante a observação da possibilidade de retorno nos turnos vespertino e noturno.
Leia também:
"A gestão se compromete em avisar à comunidade escolar, em tempo hábil, a fim de evitar atrasos e transtornos, caso seja favorável o retorno das aulas no vespertino e noturno", enfatizou a instituição.
As escolas municipais São Francisco de Assis e Nossa Senhora Aparecida também suspenderam as aulas na segunda-feira (4), mas não anunciaram se a situação será mantida. Quase mil alunos ficaram sem aulas.
O iBahia entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) para informações atualizadas sobre a situação, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem.
Clima de insegurança levou a suspensão das aulas
A manhã de segunda-feira (4) foi de medo para os moradores de Valéria, que tiveram que enfrentar trocas de tiros devido a uma operação policial que acontecia no bairro.
Durante a operação, duas pessoas foram mortas, entre elas o principal líder de uma organização criminosa do bairro, identificado como Pablo Ricardo de Assis Gomes Oliveira, conhecido como "Pablo Escobar".
Segundo a polícia, ele tinha dois mandados de prisão em aberto, por tráfico de drogas e associação para o tráfico de organização criminosa. Além disso, Pablo integrava o "Baralho do Crime", da SSP-BA, catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia.
Ainda durante a ação conjunta, que uniu as polícias Militar, Civil e Federal, cerca de 150 kg de maconha, dois fuzis e dois carros com restrição de roubo foram apreendidos.
Seis granadas, rádios comunicados, balanças de precisão e porções fracionadas de maconha, cocaína, crack, munições e sete aparelhos também foram encontrados pela polícia
Ônibus ficaram horas sem circular no bairro
As trocas de tiros e a tensão no bairro também assustaram os rodoviários, que não rodaram no final de linha do bairro até o início da tarde de segunda-feira (4).
De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Mobilidade (Semob), a retomada do atendimento em Nova Brasília de Valéria aconteceu às 12h40.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!