Uma semana após o término da greve dos professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) definiu, na última quarta-feira (3), as novas datas do calendário letivo de 2024. Segundo a resolução elaborada por representantes da Administração Central, docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos, as atividades acadêmicas na Ufba se estenderão até o dia 14 de fevereiro de 2025.
O semestre 2024.1 teve início em 11 de março e estava em curso até 29 de abril, quando os professores deflagraram oficialmente a greve. Ao todo, conforme divulgou a Ufba, mais de 40 mil alunos da graduação e pouco mais de 8 mil da pós ficaram sem aulas. Apenas alguns serviços administrativos seguiram em operação.
Leia também:
As aulas foram retomadas em 27 de junho e estão programadas para encerrar em 6 de setembro de 2024, totalizando 60 dias de aulas letivas após a greve. Contudo, devido à decisão da Reitoria da Universidade de adiar o retorno dos alunos às salas de aula para esta quinta-feira (4), após ter mudado a determinação inicial de retorno imediato, será necessário realizar a recuperação dos dias perdidos.
Também na última quarta-feira, a Superintendência Acadêmica da Ufba estabeleceu um novo período para trancamento de disciplinas, que vai até domingo (7).
Após um intervalo de 24 dias de férias, o semestre 2024.2 terá início em 30 de setembro deste ano. Ele será interrompido durante o período de 23 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025 para o recesso de fim de ano e retomará em 6 de janeiro. O encerramento do ano letivo está programado para 14 de fevereiro, totalizando 100 dias de atividades acadêmicas.
Confira o comunicado divulgado pela Ufba:
"O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFBA aprovou, nesta quarta-feira, 03 de julho, os ajustes no calendário acadêmico dos semestres letivos 2024.1 e 2024.2.
Em relação ao primeiro semestre letivo, a retomada das atividades acadêmicas ocorreu em 27 de junho e o encerramento será em 6 de setembro, o que totaliza 60 dias. Período que se soma aos 40 dias já efetivados, entre 11 de março e 27 de abril.
Já o segundo semestre de 2024 terá início em 30 de setembro, com o recesso de fim de ano entre os dias 23 de dezembro de 2024 e 4 de janeiro de 2025. O retorno às aulas se dará no dia 6 de janeiro, com encerramento previsto para 14 de fevereiro de 2025.
Os ajustes no calendário acadêmico 2024 - necessários após o encerramento dos movimentos grevistas- cumprem a exigência legal de 200 dias letivos."
Professores da Ufba encerram greve
Os professores da Ufba decidiram pôr fim na greve da categoria durante assembleia realizada no último dia 26, em Salvador. Em nota divulgada após a decisão, a Ufba informou que as aulas seriam retomadas já na quinta-feira (27) e os ajustes no calendário acadêmico aconteceriam em reunião no dia 3 de julho. No entanto, a instituição voltou atrás e definiu a retomada para o dia 4 de julho.
A instituição estava sem aulas há mais de 2 meses. Entre as reivindicações dos professores, estavam reajuste de salários, benefícios e outros valores.
Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!