Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > educação > ensino superior
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Após greve

Ano letivo da Ufba só vai acabar em fevereiro de 2025; veja calendário

Ajustes do calendário acadêmico da Ufba foram definidos na última quarta-feira (3)

Naiana Ribeiro • 05/07/2024 às 7:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Uma semana após o término da greve dos professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) definiu, na última quarta-feira (3), as novas datas do calendário letivo de 2024. Segundo a resolução elaborada por representantes da Administração Central, docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos, as atividades acadêmicas na Ufba se estenderão até o dia 14 de fevereiro de 2025.


				
					Ano letivo da Ufba só vai acabar em fevereiro de 2025; veja calendário
Ano letivo da Ufba só vai acabar em fevereiro de 2025; veja calendário. Foto: Divulgação

O semestre 2024.1 teve início em 11 de março e estava em curso até 29 de abril, quando os professores deflagraram oficialmente a greve. Ao todo, conforme divulgou a Ufba, mais de 40 mil alunos da graduação e pouco mais de 8 mil da pós ficaram sem aulas. Apenas alguns serviços administrativos seguiram em operação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

As aulas foram retomadas em 27 de junho e estão programadas para encerrar em 6 de setembro de 2024, totalizando 60 dias de aulas letivas após a greve. Contudo, devido à decisão da Reitoria da Universidade de adiar o retorno dos alunos às salas de aula para esta quinta-feira (4), após ter mudado a determinação inicial de retorno imediato, será necessário realizar a recuperação dos dias perdidos.

Também na última quarta-feira, a Superintendência Acadêmica da Ufba estabeleceu um novo período para trancamento de disciplinas, que vai até domingo (7).

Após um intervalo de 24 dias de férias, o semestre 2024.2 terá início em 30 de setembro deste ano. Ele será interrompido durante o período de 23 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025 para o recesso de fim de ano e retomará em 6 de janeiro. O encerramento do ano letivo está programado para 14 de fevereiro, totalizando 100 dias de atividades acadêmicas.

Confira o comunicado divulgado pela Ufba:

"O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFBA aprovou, nesta quarta-feira, 03 de julho, os ajustes no calendário acadêmico dos semestres letivos 2024.1 e 2024.2.

Em relação ao primeiro semestre letivo, a retomada das atividades acadêmicas ocorreu em 27 de junho e o encerramento será em 6 de setembro, o que totaliza 60 dias. Período que se soma aos 40 dias já efetivados, entre 11 de março e 27 de abril.

Já o segundo semestre de 2024 terá início em 30 de setembro, com o recesso de fim de ano entre os dias 23 de dezembro de 2024 e 4 de janeiro de 2025. O retorno às aulas se dará no dia 6 de janeiro, com encerramento previsto para 14 de fevereiro de 2025.

Os ajustes no calendário acadêmico 2024 - necessários após o encerramento dos movimentos grevistas- cumprem a exigência legal de 200 dias letivos."

Professores da Ufba encerram greve


				
					Ano letivo da Ufba só vai acabar em fevereiro de 2025; veja calendário
Professores da Ufba encerram greve. Foto: Divulgação

Os professores da Ufba decidiram pôr fim na greve da categoria durante assembleia realizada no último dia 26, em Salvador. Em nota divulgada após a decisão, a Ufba informou que as aulas seriam retomadas já na quinta-feira (27) e os ajustes no calendário acadêmico aconteceriam em reunião no dia 3 de julho. No entanto, a instituição voltou atrás e definiu a retomada para o dia 4 de julho.

A instituição estava sem aulas há mais de 2 meses. Entre as reivindicações dos professores, estavam reajuste de salários, benefícios e outros valores.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENSINO SUPERIOR :

Ver mais em Ensino Superior