iBahia > educação
Povos originários

ONG Indígena lança projeto com formações para povos originários

Projeto será lançado no dia 19 de abril, dia dos Povos Indígenas, em “Fogueira Digital”

Isadora Gomes • 10/04/2024 às 0:37

Google News siga o iBahia no Google News!

A ONG Thydêwá, localizada em Ilhéus, no sul da Bahia, lança o projeto “Indígenas e Diversidade para Paz” em “Fogueira Digital” no dia 19 de abril, dia dos Povos Indígenas. O evento Live é via YouTube e previsão de início às 19h. Com formações para indígenas, o projeto prevê várias ações de diálogos interculturais visando a produção de materiais didáticos e paradidáticos.

ONG Indígena lança projeto com formações para povos originários

Projeto “Indígenas e Diversidade para Paz”

Segundo a ONG, a iniciativa está em sua primeira fase, fortalecendo os talentos de indígenas para a produção de vídeos curtos. Através de cursos online, com muitos exercícios práticos e diálogos, 40 indígenas de diferentes etnias estão produzindo curtas-metragens com identidade e consciência. Os vídeos são orientados a valorizar a identidade e as culturas indígenas.

Na sexta-feira, 19 de abril, uma Fogueira Digital - método de reunião online que se constrói por semelhança às fogueiras tradicionais indígenas - abre a segunda fase do projeto, promovendo diálogos interculturais, valorização da diversidade e reflexão sobre a paz.

Nesta segunda fase se construirá uma aliança entre os indígenas participantes do projeto com professores e alunos de escolas públicas, realizando encontros presenciais e criando colaborativamente um ebook. O documento será um guia para estimular a Cultura da Paz por meio da Diversidade Cultural e das Sabedorias Indígenas.

Dia dos Povos Indígenas

O 19 de abril - "Dia dos Povos Indígenas" é um convite para conhecer a diversidade da cultura indígena; um momento para questionar e combater estereótipos; para entender as violências que essa população sofre em todo o país; bem como para construir alianças educativas com professores e gestores que queiram conhecer a iniciativa na perspectiva de contribuir para a projeção do bem-viver e a paz.

Para participar da “Fogueira Digital” (live), no dia 19 de abril, os interessados devem preencher a ficha de inscrição. Para mais informações acessar o site oficial da ONG Thydêwá.

TAGS:

bahia Ilhéus Indígena

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação