Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > infraestrutura
Whatsapp Whatsapp
Alteração

Em Salvador, Praça Cairu tem nome alterado para Praça Maria Felipa

Alteração do nome foi sancionada pela prefeitura da capital baiana. Local tem monumento em homenagem a Maria Felipa e ao Visconde de Cairu

Mayra Lopes • 14/03/2024 às 20:14 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Praça Visconde de Cairu, localizada no bairro do Comércio, em Salvador, agora se chama Praça Maria Felipa. A mudança foi sancionada pela prefeitura e entrou em vigor na terça-feira (12), após publicação no Diário Oficial do Município.


				
					Em Salvador, Praça Cairu tem nome alterado para Praça Maria Felipa
Prefeitura de Salvador inaugura primeiro monumento dedicado a Maria Felipa. Foto: Valter Pontes / Secom PMS

O Visconde de Cairu, José da Silva Lisboa, foi um político e jurista soteropolitano. Ele foi nomeado assessor direto do príncipe-regente, D. João, para assuntos econômicos. O projeto para mudança do nome da praça foi feito pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT) e aprovado pela Casa em dezembro de 2023.

Leia mais:

A sugestão partiu da necessidade de reconhecer a figura história de Maria Felipa, mulher negra que lutou contra colonizadores portugueses e se tornou uma das heroínas do Dois de Julho, data que marca a Independência do Brasil na Bahia.

Vale ressaltar que a modificação do nome da praça foi sancionada na mesma semana em que a Defensoria Pública do Estado (DPE-BA) sugeriu que a prefeitura mudasse o nome da rua Morro do Escravo Miguel, no bairro de Ondina. O motivo é a utilização do termo "escravo", que não deve ser mais utilizado na perspectiva antirracista. O termo prejudica a imagem de um homem que foi escravizado e não valoriza a sua trajetória.


				
					Em Salvador, Praça Cairu tem nome alterado para Praça Maria Felipa
Rua Morro do Escravo Miguel, em Ondina. Foto: TV Bahia

Alteração de nomes

Ruas, praças e espaços públicos recebem nomes de pessoas por conta de homenagens. Normalmente, as figuras tiveram atos heroicos ou ofereceram grandes contribuições para a sociedade. Mas, esses nomes podem ser alterados ao longo do tempo. Para isso, é preciso que um vereador apresente o projeto de mudança na Câmara Municipal.

Algumas vezes, uma consulta pública é feita para que a população opine. Além disso, são feitas análises para entender se o nome já é utilizado em outro local. Depois, o projeto é votado. Caso seja aprovado, ele é enviado para o prefeito, que pode sancionar ou não a lei. Um outro caminho é a sugestão partir do prefeito e, depois, ser analisada na Casa.

A lei nº 6.454 proíbe, em todo território brasileiro, atribuir o nome de uma pessoa viva em qualquer bem público. Além disso, os locais não podem ser nomeados em homenagem a pessoas que tenham sido notabilizadas pela defesa ou exploração de escravizados.


				
					Em Salvador, Praça Cairu tem nome alterado para Praça Maria Felipa
Avenida Milton Santos, que antes se chamava Avenida Adhemar de Barros. Foto: Betto Jr/ Secom

Além da Praça Maria Felipa

Além da praça, outras ruas, avenidas e até mesmo escolas já tiveram os nomes alterados em Salvador. Em alguns casos, as mudanças foram feitas para homenagear figuras importantes para a história ou para reparar o racismo. Nos dois últimos anos, foram 30 alterações. Entre elas, estão:

  • Avenida Milton Santos

Antes: Avenida Adhemar de Barros

Data da mudança: 21 de fevereiro de 2022

Homenageado: Milton Santos foi um geógrafo baiano, vencedor do Prêmio Vautrin Lud de Geografia, na França, considerado o Nobel de Geografia. Nascido em 3 de maio de 1926, na cidade de Brotas de Macaúbas, Milton Santos morreu em 2001, aos 75 anos.

Antes: Via Local "H" - Faz. Grande II

Data da mudança: 4 de abril de 2022

Homenageado: Romualdo Rosário da Costa, mestre de capoeira conhecido como Moa do Katendê. Ele foi o fundador do grupo de afoxé Amigos do Katendê, militante das causas do povo negro e defensor da cultura afrobrasileira.

  • Rua Alaíde do Feijão

Antes: Rua Francisco Muniz Barreto

Data da mudança: 21 de junho de 2022

Homenageado: Alaíde Conceição, conhecida como Alaíde do Feijão, era um dos principais nomes da gastronomia da cidade.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM INFRAESTRUTURA :

Ver mais em Infraestrutura