O Facebook e o Instagram lançaram nesta quarta-feira ferramentas que permitem aos usuários controlar o tempo gasto nas duas redes sociais. As novidades são resultados de uma pesquisa própria da empresa e de parcerias feitas com especialistas em saúde. O objetivo é ajudar os internautas a perceberem o quanto vivem conectados e a gerenciarem melhor o dia a dia.
Uma das novas opções oferecidas é um painel de atividades no qual a pessoa verifica o tempo gasto todos os dias com cada rede social. Há, inclusive, métricas individuais apresentadas em barras, mostrando os dias de maior ou menor utilização.
Há também um meio de o usuário limitar o tempo diário de navegação, tanto no Facebook quanto no Instagram. Quando atinge esse teto, o acesso não é bloqueado, mas o internauta recebe uma notificação de que está ultrapassando o patamar que ele mesmo estabeleceu com razoável para a navegação.
Por fim, resta a possibilidade de limitar as notificações recebidas, de forma a reduzir a tentação de acessar seu cada perfil a cada instante. Esses alertas podem ser silenciados por períodos de 15 minutos a oito horas.
"O tempo que as pessoas passam no Instagram e no Facebook deve ser positivo, inspirador e com propósito", declarou Ameet Ranadive, executivo do Instagram, em comunicado oficial, para justificar os lançamentos.
Acesso às novidades
Para acessar essas funcionalidades, será preciso acessar as configurações dos dois aplicativos. No Facebook, bastará procurar a opção "Tempo no Facebook". No Instagram, o usuário deverá clicar em "Sua atividade".
As opções, porém, serão liberadas aos poucos, até estarem acessíveis a todos os usuários. Os americanos serão os primeiros a experimentar as novidades. Ainda não há data de implantação das mudanças no Brasil.
Mudança de percepção
As novas ferramentas seguem na contramão do que as empresas de tecnologia sempre buscaram: um usuário cada vez mais conectado e dependente do mundo virtual. A nova vertente seguida pelas companhias é a de que é preciso colocar a saúde e o bem-estar das pessoas em primeiro lugar.
A Apple também já anunciou um aplicativo que vai detalhar o tempo gastos no iPhone ou no iPad, permitindo até que o usuário crie um bloqueio de acesso ao atingir um determinado limite, caso considere necessário.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!