Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > justiça
Whatsapp Whatsapp
Justiça

Farmácia é condenada a indenizar atendente por assaltos em Salvador

Segundo decisão, ações teriam ocasionado quadro de ansiedade, angústia, insônia, tremores e irritabilidade, sem que empresa protegesse funcionário

Alan Oliveira • 27/11/2023 às 16:10 • Atualizada em 29/11/2023 às 13:14 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A farmácia Drogasil foi condenada a pagar uma indenização de R$ 8 mil a um atendente, por assaltos que ele sofria durante o trabalho, em Salvador. A informação foi divulgada pelo Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-5) nesta segunda-feira (27). Ainda cabe recurso.


				
					Farmácia é condenada a indenizar atendente por assaltos em Salvador
Farmácia é condenada a indenizar atendente por assaltos em Salvador. Foto: TV Bahia

De acordo com a decisão, o funcionário atuava na unidade do Itaigara, bairro nobre da capital baiana, no turno da madrugada, e era assaltado com frequência. Os crimes teriam provocado quadro de ansiedade, angústia, insônia, tremores e irritabilidade no homem, atestados em lauto médico.

Leia mais:

Também foram comprovados os crimes e a ausência de seguranças ou vigias na farmácia, mesmo com a constância das ações criminosas. A relatora, desembargadora Eloína Machado, ressaltou que, além do Estado, o empregador também deve "cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho", como estabelece o inciso I do art. 157 da CLT."

Sobre a fixação da indenização por danos morais, a relatora menciona que o valor deve considerar "os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, levando em conta a capacidade econômica do ofensor, bem como o caráter pedagógico e sancionatório".

Segundo a Drogasil, o funcionário perdeu a ação em primeira instância. O tribunal reformulou a sentença em segunda instância e a rede de farmácias está recorrendo da decisão por entender que não tem responsabilidade sobre um tema de segurança pública.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM JUSTIÇA :

Ver mais em Justiça