Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
Voluntários

Nova equipe de bombeiros baianos vai atuar no Rio Grande do Sul

Nova equipe de bombeiros vai render os 22 profissionais que estão no Rio Grande do Sul desde o dia 2 de maio

Nathália Amorim • 15/05/2024 às 13:39 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Outros 25 bombeiros militares do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) irão embarcar para o Rio Grande do Sul (RS). A equipe vai render os 22 profissionais que já estão no estado desde o dia 2 de maio.


				
					Nova equipe de bombeiros baianos vai atuar no Rio Grande do Sul
Nova equipe de bombeiros vai render os 22 profissionais que estão no Rio Grande do Sul desde o dia 2 de maio. Foto: CBMBA

A nova equipe de agentes sairá do quartel do 3° Batalhão de Bombeiros Militar, no Iguatemi, em Salvador. Já os bombeiros que já estão no RS retornam para capital baiana até sexta-feira (17).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Os bombeiros saíram nesta quarta-feira (15) de picapes, em uma viagem que deve durar 40 horas até o estado sulista, que vem sendo atingido por fortes chuvas e enchentes. A tragédia climática já causou a morte de 149 pessoas e deixou mais de 600 fora de casa.

O segundo contingente é formado por 21 homens e quatro mulheres. Assim como o primeiro time de baianos, os profissionais vão atuar no resgaste de pessoas vivas, corpos de quem não resistiu e animais. Além disso, as equipes também estarão disponíveis para ações humanitárias e proteção de patrimônios.

Cenário de "destruição" no Rio Grande do Sul

Ao iBahia, o coronel Jadson Almeida, que faz parte do grupo que já está no Rio Grande do Sul e retorna para Salvador ainda nesta semana, descreveu o cenário de "destruição" no local.


				
					Nova equipe de bombeiros baianos vai atuar no Rio Grande do Sul
Bombeiros baianos atuam no Rio Grande do Sul desde o dia 2 de maio. Foto: CBM-BA

"Cenário de muita destruição. Nós chegamos em Porto Alegre, e fomos designados pelos bombeiros deles para trabalhar na região da serra, que naquele momento era uma das regiões mais atingidas e com muitos deslizamentos. Durante o percurso [de deslocamento] já começamos a ver áreas sendo inundadas", conta.

Os bombeiros baianos estão alocados em duas cidades: Caxias do Sul e Bento Gonçalves, ambos municípios a cerca de 3h da capital, Porto Alegre. Eles também estão atuando nas regiões próximas da serra, como Gramado, Canela, São Francisco de Pádua.

Segundo o coronel Jadson, desde que chegaram eles localizaram seis corpos e procuram outros quatro. Além disso, seguem em busca de pessoas desaparecidas, que ainda não sabem se estão com vida ou isoladas em algum local. Pelo menos 212 pessoas e 20 animais foram resgatadas pelas equipes dos baianos.


				
					Nova equipe de bombeiros baianos vai atuar no Rio Grande do Sul
Agentes do Corpo de Bombeiros também fizeram o resgate de uma vítima e carregaram ela por trilha de 3 km. Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros da Bahia

"A gente tem feito buscas com helicópteros cedidos pelo Corpo de Bombeiros [do Rio Grande do Sul] para que nossas equipes se desloquem, assim como por via terrestre. Os locais onde consegue chegar uma viatura, a gente vai com a viatura. Quando não consegue, a gente vai a pé", conta. Leia a matéria completa aqui.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias