Enquanto uma cidade gigante e com quase quatro milhões de pessoas, Salvador possui uma série de particularidades e territórios únicos. Visando apresentar a cidade de uma forma diferente para os candidatos à prefeitura da cidade, a TV Bahia utilizou uma maquete tombada e inovadora da cidade para colocar os políticos de frente com a cidade. As entrevistas foram conduzidas pelo apresentador do BATV, Fernando Sodake, e serão exibidas entre segunda-feira (9) e 16 de setembro, por ordem definida em sorteio.
Esculpida em madeira, a maquete oferece uma representação tridimensional da capital na escala de 1/2000, com 109 módulos. A peça foi idealizada em 1973 pelo arquiteto Assis Reis, que morreu em 2011, e é um patrimônio histórico da cidade.
Leia também:
Apesar da morte de Assis, a maquete foi atualizada ao longo do tempo por uma equipe de artesãos (as) e arquitetos da prefeitura da capital baiana. A maquete nunca tinha sido completamente montada na história e foi estruturada pelo projeto da Central de Eleições 2024 da Rede Bahia. Apelidado de "Salvador na palma da mão", o projeto realizou entrevistas individuais com os candidatos à prefeitura, entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.
Diante da maquete, cada político foi questionado sobre os projetos pensados para as diferentes regiões da cidade. Participaram os candidatos Geraldo Júnior (MDB), Bruno Reis (União Brasil), Eslane Paixão (União Popular), Giovani Damico (PCB), Victor Marinho (PSTU) e Kleber Rosa (PSOL).
Projeto 'Central de Eleições 2024' incluiu entrevistas e ciclo de debates com candidatos
O projeto da Central de Eleições da TV Bahia começou com entrevistas de 20 minutos com os candidatos à prefeitura de Salvador no Resenha das 7, programa apresentado por Vanderson Nascimento, na Bahia FM. As entrevistas aconteceram entre 8 e 15 de julho.
Em seguida, os candidatos participaram do primeiro debate entre os concorrentes, no programa Fala Bahia, também da Bahia FM, apresentado por Emmerson José. Na ocasião, o candidato Bruno Reis não compareceu. O debate aconteceu no dia 7 de agosto.
Depois disso, os políticos tiveram a oportunidade de apresentar mais detalhes sobre os planos de governo, durante sabatinas transmitidas, ao vivo, pelas plataformas da Bahia FM, pelo G1 Bahia e pelo iBahia. Conduzidas pelo apresentador Fernando Sodake, as sabatinas contaram com a participação de um jornalista de cada veículo da rede Bahia.
O único candidato que não participou do projeto foi Silvano Alves (PCO), cuja candidatura foi indeferida pela Justiça Eleitoral no dia 31 de agosto.
Entre segunda-feira (2) e esta sexta-feira (6), a Central de Eleições também transmitiu, ao vivo, debates com os candidatos das segundas cidades mais populosas da Bahia. Os debates continuarão até segunda-feira (9).
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!