O partido Unidade Popular (UP) oficializou, neste domingo (4), a candidatura de Eslane Paixão à Prefeitura de Salvador. A militante dos movimentos popular e estudantil formou chapa com Giovana Ferreira, estudante e coordenadora do Movimento Mulheres Olga Benário, que concorre como candidata a vice-prefeita.
A formalização ocorreu na Casa Preta Zeferina, no bairro Santo Antônio Além do Carmo. Estiveram presentes na convenção Augusto Matheus, presidente municipal do partido; Vitória Louise, tesoureira do diretório estadual, e Rafael Moren, coordenador do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).
Leia também:
O Unidade Popular não formou coligações para as eleições municipais. Assim, Eslane e Giovana são impulsionadas pela própria legenda. A sigla terá duas candidaturas à Câmara Municipal: uma coletiva, com duas representantes, e uma individual, como é mais comum.
"Nós estamos aqui para poder fortalecer, inclusive [usando] instrumentos que já existem e criando novos onde a população não só seja ouvida, mas que essa demanda seja aplicada de fato [...]", disse a candidata.
Perfil
Com 31 anos, Eslane Paixão é estudante e militante do Movimento Popular e do Movimento Estudantil. Atualmente, ela é presidente estadual da Unidade Popular, além de integrante do diretório nacional da legenda.
Essa será a primeira vez que a candidata disputa a prefeitura da capital. Em 2020, Eslane buscou uma cadeira na Câmara Municipal e, em 2022, na Câmara dos Deputados. Mas não obteve êxito nas urnas em ambos os pleitos.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!