Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > política
Whatsapp Whatsapp
Nota de pesar

Luiz Alberto: autoridades lamentam a morte do ex-deputado petista

Luiz Alberto morreu em Lauro de Freitas, nesta quarta-feira (13), em decorrência de um infarto

Mari Leal • 13/12/2023 às 11:18 • Atualizada em 13/12/2023 às 14:19 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A morte do ex-deputado federal Luiz Alberto (PT) consternou correligionários e autoridades. Nomes ligados ao militante do movimento negro e pioneiro da pauta racial no Legislativo utilizaram as redes sociais para manifestar pesar nesta quarta-feira (13).


				
					Luiz Alberto: autoridades lamentam a morte do ex-deputado petista
Luiz Alberto morreu em decorrência de um infarto nesta quinta-feira (13). Divulgação/PT Bahia

O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) lamentou a morte e destacou a luta de Luiz Alberto por uma sociedade mais justa. A Bahia decretou três dias de luto.

Leia mais:

“Com pesar, recebemos a notícia do falecimento de um grande nome do movimento negro e que dedicou a vida à missão de tornar a Bahia mais igualitária. Luiz Alberto se vai, mas deixa um exemplo para todas e todos. E honrando sua trajetória, determinei um luto de três dias no estado”, escreveu no X.

Felipe Freitas, secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, citou o legado do ex-parlamentar. “Perdemos a presença física do nosso camarada. Nos resta agora honrar seu legado e seguir na luta”.

"Com pesar, recebi a notícia do falecimento do ex-deputado federal Luiz Alberto, um grande companheiro e importante liderança do movimento negro que ajudou a fundar o PT e representou a Bahia no Congresso Nacional por mais de quatro mandatos. Força aos familiares e amigos", disse o ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia Rui Costa (PT).

"Inacreditável! Eu estava com Luiz Alberto, ontem à noite, e hoje ele se foi. Estou arrasada com a essa enorme perda para o movimento negro brasileiro! Minha solidariedade à família e a todos os amigos que compartilharam com Luiz toda uma luta contra a opressão racista", escreveu a deputada estadual Olivia Santana (PCdoB)

O PT-BA relembrou o trabalho coletivo do ex-deputado, que deixou sua marca na fundação do partido e da CUT.

“O Partido lamenta profundamente a partida de Luiz Alberto, que ajudou a articular a fundação do PT na Bahia e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e que prestou grande serviços aos baianos, tendo uma trajetória de luta marcada contra o racismo e pela defesa de uma sociedade mais justa e mais igualitária.”

"Lamento profundamente a perda do ex-deputado federal Luiz Alberto, uma figura ímpar e uma das maiores lideranças do movimento negro brasileiro. Sempre me tratou com grande respeito e generosidade. Meus sentimentos à família e amigos nesse momento difícil", manifestou o deputado federal Leo Prates (PDT).

Parceira de lutas de Luiz Alberto nas organizações do movimento negro, a deputada federal Benedita da Silva (PT), também registrou a tristeza com a notícia.

"Meus sentimentos à família do grande companheiro Luiz Alberto, que foi uma pessoa fundamental na fundação do PT na Bahia e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de ser liderança nacional do Movimento Negro".

Luiz Alberto morreu nesta quinta-feira (13), em decorrência de um infarto. Ela tinha 70 anos e atualmente atuava como assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia. Sua história pública é marcada pela luta em prol da igualdade de direitos da população negra no Brasil.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM POLÍTICA :

Ver mais em Política