As mulheres baianas são maioria no eleitorado do estado, segundo dados do Portal de Estatística do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo como os dados divulgados, na Bahia são 5,7 milhões de eleitoras, representando mais de 50% do eleitorado estadual.
Dentro deste grupo, a faixa etária predominante é de 45 a 59 anos, com 1,4 milhões de eleitoras. Em seguida, são as mulheres entre 35 e 44, com 1,2 milhões.
Leia também:
Há também um aumento no número de jovens. Embora o voto só seja obrigatório apenas a partir dos 18 anos, 12 mil eleitoras de 16 anos e 38 mil de 17 anos já possuem título de eleitor, totalizando mais de 51 mil jovens aptas a votar nas eleições municipais de 2024.
Filiação e candidatura das mulheres
Em relação a filiação partidária, o quantitativo de mulheres filiadas é menor. Para as Eleições Municipais deste ano, apenas 441 mil mulheres estão filiadas. O número representa 45% do total de filiados, que é quase 960 mil. O prazo para se filiar segue até o dia 6 de abril.
Já sobre as candidaturas, houve um aumento nas eleições municipais de 2020, com 13 mil mulheres concorrendo, representando um incremento de 17% em relação a 2016.
- Pardas, na faixa dos 30 e buscando estudar: o perfil da mulher baiana
- Confira eventos e serviços voltados para o 'Dia da Mulher' em Salvador
De acordo com Janiere Paes, chefe de cartório eleitoral de Salvador e pesquisadora em representatividade da mulher na política, o aumento pode ser atribuído à proibição de coligações nas eleições para vereador, implementado a partir de 2020.
Ações para participação feminina
Para promover uma maior participação das mulheres na política, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza anualmente uma série de ações, incluindo painéis direcionados às candidatas, servidoras e eleitoras. Além disso, o TRE-BA conta com uma Comissão de Participação Feminina e a Ouvidoria da Mulher, cujo foco é combater a violência de gênero.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!