Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > política
Whatsapp Whatsapp
Projeto de Lei

Senado aprova projeto de lei que restringe 'saidinhas' dos presos

Projeto de Lei foi aprovado na terça-feira (20), com 62 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção

Iamany Santos • 21/02/2024 às 11:56 • Atualizada em 21/02/2024 às 12:18 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Senado aprovou um projeto de lei que restringe o benefício da saída temporária para presos condenados. A medida foi aprovada na terça-feira (20), com 62 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção.


				
					Senado aprova projeto de lei que restringe 'saidinhas' dos presos
Projeto de Lei foi aprovado na terça-feira (20), com 62 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção. Foto: Divulgação/Senado

O projeto inicial previa a revogação total do benefício, porém o texto foi modificado para permitir a saída de presos que são matriculados em cursos profissionalizantes, ensino médio ou superior. Para essas pessoas, as saídas estão permitidas apenas durante o período de realização dessas atividades.

Leia mais:

Entretanto, as saídas em datas comemorativas e feriados seguem extintas pela PL 2.253/2022. Além disso, a PL extingue também outras possibilidades para as chamadas 'saidinhas', como visitar a família ou participação em atividades que concorram para o retorno ao convívio social.

Outras restrições do projeto de lei das 'saidinhas'

Para além das novas regras para as saídas, a emenda ampliou algumas restrições que já faziam parte da lei. No antigo texto, não podiam usufruir do benefício da 'saidinha' os presos que cumprem pena por praticar crime hediondo com resultado de morte. A partir de agora, os presos que cometeram um crime com violência ou grave ameaça contra pessoa também não poderão acessar o benefício.


				
					Senado aprova projeto de lei que restringe 'saidinhas' dos presos
Senado aprova projeto de lei que restringe 'saidinhas' dos presos. Foto: Canva Fotos

Mais detalhes do projeto de lei

Além da restrição das saídas temporárias, a PL trata de outros temas e estabelece algumas regras. Entre os assuntos abordados está necessidade de exame criminológico para a progressão de regime de condenados.

Conforme o texto da emenda, o apenado só terá acesso ao benefício de redução da pena se “ostentar boa conduta carcerária, comprovada pelo diretor do estabelecimento e pelos resultados do exame criminológico”. O teste deve avaliar, por exemplo, se o preso é capaz de se ajustar ao novo regime “com autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade”.


				
					Senado aprova projeto de lei que restringe 'saidinhas' dos presos
Senado aprova projeto de lei que restringe 'saidinhas' dos presos. Foto: Divulgação/Senado

A PL 2.253/2022 também estabelece novas regras para monitoramento dos presos. A partir de agora, o juiz pode determinar a fiscalização eletrônica para aplicar pena privativa de liberdade a ser cumprida nos regimes aberto ou semiaberto ou conceder progressão para tais regimes. Outras situações previstas pela emenda são para aplicar pena restritiva de direitos que estabeleça limitação de frequência a lugares específicos e para concessão do livramento condicional.

O preso que violar ou danificar o dispositivo de monitoração eletrônica fica sujeito a punições como: a revogação do livramento condicional e a conversão da pena restritiva de direitos em pena privativa de liberdade.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM POLÍTICA :

Ver mais em Política