icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
NOTÍCIAS

Programa gratuito promete detectar plágio em trabalho acadêmico

No último mês, mais de 6 mil arquivos foram analisados através do sistema, e 1.112 usuários novos visitaram o Copia e Cola

foto autor

16/05/2014 às 19:22 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:08 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Para os alunos que têm o costume de plagiar trabalhos da internet, um programa foi criado para detectar a fraude. O sistema online chamado 'Copia e Cola' promete detectar plágios nas atividades acadêmicas.O site, que está sendo apoiado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), já está funcionando e pode ser utilizado por qualquer pessoa gratuitamente. Davidson Mazocco Davi, criador do programa Copia e Cola, explicou ao site Portal da Ilha, como funcionada o programa: "Após o cadastro, o usuário pode enviar arquivos com seus trabalhos e o Copia e Cola procura na internet todos os textos que estiverem iguais ao trabalho. Depois disso, o sistema envia um arquivo para o e-mail do usuário, mostrando todos os links encontrados onde a frase do trabalho seja exatamente igual à encontrada na internet. Com este resultado, o usuário vai analisar se o texto encontrado na internet está referenciado em seu trabalho".
No último mês, mais de 6 mil arquivos foram analisados através do sistema
Ainda de acordo com Davidson, a ideia de criar o software online surgiu da dificuldade dos professores da UNOES em analisar se os trabalhos entregues são feitos pelos próprios alunos. Ainda de acordo com o coordenador a intenção foi justamente criar uma ferramenta que realizasse o trabalho de mostrar de que endereços da internet o conteúdo tenha sido retirado. No último mês, mais de 6 mil arquivos foram analisados através do sistema, e 1.112 usuários novos visitaram o Copia e Cola.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Notícias