A partir da próxima sexta-feira (11), as ruas de Salvador e Santo Amaro receberão o Festival Estúdio África. Nos finais de semana entre sexta e o dia 3 de dezembro serão exibidos os resultados da residência com a fotógrafa malinesa premiada, Fatoumata Diabaté.
A primeira ação do evento acontece na Praça Nelson Mandela, no bairro Liberdade, em Salvador, das 9h às 13h. Neste dia, os resultados expostos serão de Ema Ribeiro, Gabriela Palha e Shai Andrade. As fotografias deste trio buscam estabelecer um diálogo com a música baiana dos anos 1970/80, recorte em cima do qual os profissionais deviam trabalhar.
Leia também:
O trabalho das fotógrafas faz referência aos blocos afros, seus adereços e vestimentas, bem como a conexão destes aspectos com a cultura black norte-americana.
A próxima exposição acontece no dia 12 de novembro, na rua Teles de Menezes, no Nordeste de Amaralina. O trabalho de Ana Dumas, Larissa Paixão e Marina Alfaya estarão expostos neste dia.
No caso deste trio, as fotografias apresentadas têm foco no reggae baiano. Aspectos como a moda, capas de discos, vitrolas e a bebida ‘cravinho’ são trabalhados nas fotos dessas profissionais.
Ao todo, o projeto pretende instalar cinco estúdios de rua. O projeto do Estúdio África tem como objetivo criar uma conexão Mali-Bahia. Além disso, a iniciativa é uma oportunidade de trocar conhecimentos com uma grande profissional africana como Fatoumata.
Confira abaixo a programação completa do Festival Estúdio África:
Dia 11/11 (sexta-feira) - Liberdade
com Ema Ribeiro, Gabriela Palha e Shai Andrade
das 9h às 13h, na Praça Nelson Mandela
Resumo: No estúdio da Liberdade, Ema Ribeiro, Gabriela Palha e Shai Andrade dialogam com o universo da música baiana dos anos 70 e 80, fazendo referência aos blocos afro, seus adereços e vestimentas, além da conexão com a cultura black norte-americana na construção da identidade afro-brasileira.
Dia 12/11 (sábado) - Nordeste de Amaralina
com Ana Dumas, Larissa Paixão e Marina Alfaya
das 9h às 13h na Rua Teles de Menezes
Resumo: No estúdio do Nordeste de Amaralina, Ana Dumas, Larissa Paixão e Marina Alfaya destacam o universo do reggae baiano: músicas, moda, capas de discos, vitrolas, garrafas da bebida cravinho, entre outros símbolos e objetos presentes no imaginário cultural deste período.
Dia 18/11 (sexta-feira) - Santo Amaro
com Íria Barbosa, Íris Lopes Brito e Maia Andrade
das 9h às 13h, no Festival Paisagem Sonora
Resumo: A regionalidade do interior baiano e a expressão dos movimentos populares da década de 1980 são tema do estúdio de rua na cidade de Santo Amaro, elaborado pelas fotógrafas Íria Barbosa, Íris Brito Lopes e Maia Gonçalves.
Dia 26/11 (sábado) - Itapuã
com Alice Rodrigues, Jéssica Lemos, Raquel Bacelar e Sulamita Conceição
das 9h às 13h, na Sereia de Itapuã (Av. Otávio Mangabeira)
Resumo: O Estúdio de Itapuã, formado por Alice Rodrigues, Jessica Lemos, Raquel Bacelar e Sulamita Conceição, será montado na beira do mar, com as bênçãos da sereia. As fotógrafas se inspiram nas músicas e nas histórias do lugar, fazendo um mix do passado com o futuro ao trazer as chitas das Ganhadeiras de Itapuã e o mar cantado por Caymmi.
Dia 03/12 (sábado) - Ribeira
com Helen Salomão, Maiara Cerqueira e Renata Reis
Leia mais sobre Notícias no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!