Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
Internado às pressas

Apendicite aguda: entenda o que houve com Compadre Washigton

Cantor foi internado às pressas nesta sexta (29); diagnóstico precoce é essencial para evitar que a inflamação na região abdominal se agrave

Lucas Sales • 29/12/2023 às 15:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A apendicite aguda é uma forte e repentina inflamação do apêndice, órgão que mede até 11 centímetros e que fica na localizado na região do intestino grosso. Segundo o Ministério da Saúde, pessoas com todas as idades podem sofrer com a doença. O principal sintoma é dor abdominal.


				
					Apendicite aguda: entenda o que houve com Compadre Washigton
Cantor passou por uma cirurgia no apêndice nesta sexta-feira (29). Foto: Reprodução / Redes sociais

Apesar de ser comum, a inflamação no apêndice, precisa ser tratada com urgência para não se trazer complicações graves, além de uma possível fatalidade. O vocalista do É o Tchan, Compadre Washigton precisou ser internado às pressas na madrugada desta sexta-feira (29), por causa da doença.

Leia mais:

Já no hospital, o artista foi diagnósticado com uma apendicite aguda em estágio inicial e precisou passar por uma cirurgia de apendicectomia por videolaparoscopia. O procedimento cirúrgico foi realizado sem intercorrências e ele segue internado no hospital Materdei, localizado no bairro da Vasco da Gama, em Salvador.


				
					Apendicite aguda: entenda o que houve com Compadre Washigton
Cantor passou por uma cirurgia no apêndice nesta sexta-feira (29). Foto: Reprodução / Redes sociais

Vale destacar que a agenda de apresentações do grupo É o Tchan segue mantida. O cantor Beto Jamaíca assume de forma solo os vocais do grupo até que Compadre Washigton se recupere e fique apto a retornar para os palcos.

Confira abaixo os principais sintomas da apendicite, segundo o Ministério da Saúde.

  • Dor pontual, contínua e localizada do lado inferior direito do abdômen. Costuma ser fraca no início e se intensificar gradativamente;
  • Náuseas, vômitos e perda de apetite;
  • Dor na parte alta do estômago ou ao redor do umbigo;
  • Flatulência, indigestão, diarreia ou constipação;
  • Febre baixa, entre 37,5º e 38º;
  • Mal-estar geral, que pode ser confundido com um problema alimentar.

Intervenção cirúrgica e recuperação

Após o diagnóstico da apendicite aguda, o procedimento cirúrgico deve ser realizado de modo imediato, no mesmo dia ou no dia seguinte. Conforme um estudo divulgado pela Faculdade de Medicina de Minas Gerais, a identificação da apendicite é importante não só para o decorrer da cirurgia, mas também para o pós-operatório.

Nos casos de diagnóstico tardio, o paciente pode precisar ficar internado e precisará fazer o uso de antibióticos por um período maior de tempo.

Prognóstico da doença

Sem cirurgia ou antibióticos, a taxa de mortalidade da apendicite é de 50%. Já com a cirurgia precoce, o índice de mortalidade é de apenas 1%. Caso o paciente apresente complicações como ruptura ou desenvolvimento de um abcesso, o ideal é que busque ajuda médica com urgência.

Como prevenir a apendicite?

Não há uma causa comprovada para a prevenção da apendicite. Logo, não há uma maneira conhecida de evitá-la. Também não existe um tratamento preventivo.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde