Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
Dia Mundial do Café

Café faz bem para saúde? Confira benefícios da bebida

Cafeína é a substância mais ingerida em todo o mundo, encontrada em mais de 60 plantas, incluindo grãos de café, cacau e folhas de chá

Redação iBahia • 14/04/2023 às 9:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Café faz bem para saúde? Confira benefícios da bebida
Foto: Canva Fotos

O café é mesmo uma paixão nacional e tem ganhado cada vez mais adeptos, especialmente entre as gerações mais jovens, graças às combinações e inovações das cafeterias e indústrias de café. E não é à toa que é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. O café, além de versátil, possui uma variedade de componentes com efeitos benéficos para a nossa saúde, entre eles a famosa cafeína!

A cafeína é a substância mais ingerida em todo o mundo, encontrada em mais de 60 plantas, incluindo grãos de café, cacau e folhas de chá.

Atua como um potente estimulante do sistema nervoso central (SNC), promovendo benefícios que não foram observados com o consumo de bebidas descafeinadas, como a melhora do humor, do foco e do estado de alerta.

Leia mais:

"A cafeína bloqueia os efeitos da adenosina, o hormônio responsável pelo aumento da sensação de cansaço, além de ampliar a atividade da dopamina, que estimula o cérebro, melhorando o humor, foco e estado de alerta”, afirma a nutricionista Carolina Tavares.

Devido ao efeito estimulante no sistema nervoso central, a cafeína também pode favorecer eu desempenho físico nos exercícios. “Por estimular o SNC, a cafeína eleva os batimentos cardíacos e aumenta a pressão sanguínea, o que faz com que chegue mais sangue, rico em oxigênio e nutrientes, de forma mais rápida, nas células musculares. Além disso, também favorece o uso das gorduras como fonte de energia, poupando combustível (glicogênio) para os músculos, o que ajuda a reduzir a fadiga, favorecendo a performance”, completa a especialista.

Para quem não gosta de café, é possível encontrar bebidas funcionais em pó, sem adição de açúcares, feitas com extratos naturais de frutas, cafeína e outros componentes para ajudar a dar mais energia, foco e disposição.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde