CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Chorar durante um filme triste traz mais felicidade depois

Estudiosos holandeses observaram 60 voluntários enquanto eles assistiam a dois filmes extremamente emocionais: "A Vida é Bela" (1998) e "Sempre ao seu Lado" (2009).

foto autor

29/08/2015 às 15:20 • Atualizada em 01/09/2022 às 7:55 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
As pessoas que choram enquanto assistem a um filme triste se sentem mais felizes após o fim da sessão, em comparação àquelas que não sofrem. A conclusão é de um estudo publicado no periódico científico Motivation and Emotion.
Para a metodologia da pesquisa, estudiosos holandeses observaram 60 voluntários enquanto eles assistiam a dois filmes extremamente emocionais: "A Vida é Bela" (1998) e "Sempre ao seu Lado" (2009). Os participantes foram questionados sobre como se sentiam antes e depois do filme. Durante o experimento, os cientistas observaram que 60% das pessoas choraram assistindo "Sempre ao seu lado", um filme baseado na história real de um cão que permanece leal ao seu dono mesmo após sua morte. Já "A Vida é Bela", que conta a história de um italiano judeu e seu filho em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, arrancou lágrimas de 45% dos participantes .Logo após o final da exibição, os participantes que não derramaram lágrimas não se sentiram diferentes, enquanto aqueles que choraram afirmaram estar se sentindo felizes e bem melhor do que antes. Para Asmir Gračanin, pesquisador da Universidade de Tilburg, na Holanda, e um dos autores do estudo, uma das razões para esse salto no humor dos participantes que se emocionaram com os filmes é que o ato de chorar desencadeia a liberação de ocitocina, um hormônio que traz sensação de bem estar. Outra possível explicação é que os filmes deixaram estes voluntários tão tristes que eles fizeram um grande esforço para se alegrar. Com informações de Veja.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde