CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Interior

Cidades da Bahia recebem bombas costais para combater a dengue

A Secretaria da Saúde da Bahia iniciou na quarta-feira (13), a distribuição de bombas costais que vão auxiliar o combate à dengue na Bahia

foto autor

Gabriela Braga

14/03/2024 às 9:46 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) iniciou, na quarta-feira (13), a distribuição de bombas costais que vão auxiliar os agentes de endemias das cidades do interior do estado no combate ao mosquito da dengue. O Aedes aegypti é o vetor de transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya.


				
					Cidades da Bahia recebem bombas costais para combater a dengue
Cidades da Bahia recebem bombas costais para combater a dengue. Foto: Divulgação/Sesab

Ao todo, 250 equipamentos foram distribuídos entre os nove Núcleos Regionais de Saúde da Bahia, localizados nas regiões Centro-Leste, Centro-Norte, Extremo-Sul, Leste, Nordeste, Norte, Oeste, Sudoeste e Sul. Serão destinadas bombas costais para as regiões de Feira de Santana (43), Jacobina (23), Teixeira de Freitas (13), Salvador (28), Alagoinhas (20), Juazeiro (17), Barreiras (22), Vitória da Conquista (45) e Itabuna (39).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Dengue na Bahia

A Bahia tem 175 municípios em estado de epidemia de Dengue, sendo que outros 67 estão em risco e 18 em alerta. São 45.386 casos prováveis da doença até o dia 9 de março de 2024, marcando um aumento de 307,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

No mesmo período, foram notificados 3.918 casos prováveis de Chikungunya no estado. Em 2023, foram 4.747 casos prováveis da doença, o que representa uma redução de 17,5%. Já os casos de Zika tiveram um incremento de 38,2% em relação ao ano passado, saltando de 335 casos prováveis em 2023 para 463 casos prováveis em 2024.


				
					Cidades da Bahia recebem bombas costais para combater a dengue
Cidades da Bahia recebem bombas costais para combater a dengue. Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Ao todo, 12 óbitos por dengue foram confirmados pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito da Sesab nas cidades de Vitória da Conquista (3), Jacaraci (4), Piripá (1), Irecê (1), Feira de Santana (1), Barra do Choça (1) e Ibiassucê (1).

Em 2024, foram registrados dois óbitos por Chikungunya nos municípios de Teixeira de Freitas e Ipiaú. Nenhum óbito por Zika foi confirmado.

Foto do autor
AUTOR

Gabriela Braga

AUTOR

Gabriela Braga

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde