Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Ciência explica porque ficamos irritados quando estão com fome

Estudos indicam o motivo de algumas pessoas brigarem com outras só por estarem com fome

Redação iBahia • 12/02/2017 às 21:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 2:57 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Provavelmente você já passou por essa situação: ficou com fome e, consequentemente, irritado. Por ser tão comum, vários cientistas realizaram pesquisas para entender por que isso acontece.

A principal explicação para você se sentir assim é irritado ao estar com fome de glicose no seu sangue, segundo um estudo da Universidade de Chicago, nos EUA. A glicose é fonte de energia e ela está presente nos alimentos que ingerimos, desde carboidratos e porteínas até gorduras.

Ao passar do tempo, a quantidade de glicose na corrente sanguínea começa a cair. Com isso, o seu corpo libera hormônios relacionados ao estresse, como cortisol e adrenalina.
Outro composto químico, chamado de neuropeptídio Y, é liberado quando você está com fome. Ele estimula a vontade voraz de comer e atua sobre vários tipos de receptores no cérebro, incluindo um receptor chamado de Y1. Tanto o neuropeptídio Y quando o receptor Y1 são responsáveis por controlar o sentimento de raiva.
A partir dessas informações e após testes com voluntários, os cientistas descobriram que pessoas com altos níveis de neuropeptídio Y em seu líquido cefalorraquidiano, um fluido que circula no espaço intracraniano, tendem a mostrar altos níveis de agressão.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde