Diariamente as pessoas buscam se informar a respeito da saúde para ter uma vida de qualidade. A partir disso, alimentos são evitados, cuidados passam a ser tomados e novidades surgem em relação ao bem estar. Segundo a coluna 'Minha Vida' do site 'Msn', os especialistas na área enumeraram 13 mentiras que são ditas nos consultórios e esclareceram cada questão.
Foto: Divulgação |
Confira a lista a seguir:
1- Beber água em jejum emagrece?
Embora o hábito seja saudável, isso não estimula o crescimento. "Ela apenas hidrata e limpa todas as mucosas do aparelho digestivo para poder iniciar a primeira refeição do dia", explica a nutricionista Roseli Rossi.
2- Assistir televisão próximo a tela prejudica a visão?
Mito. O oftamologista Rubens Belfort Neto afirma que isso não trás prejuízo. "Isso provavelmente surgiu porque a maior parte dos adultos teve perda da visão ao longo da vida, mas isso é um processo natural de envelhecimento", comenta.
3- Quando come menos o estômago encolhe?
"Por se tratar de um órgão muscular, não há como o estômago reduzir seu tamanho apenas porque estamos ingerindo uma quantidade menor de alimentos", informa a nutricionista Maria Fernanda Cortez. Porém, quando a pessoa come de forma exagerada, o estômago distende para armazenar os alimentos.
4- Doce demais causa diabetes?
Falso, os principais motivos para a doença são obesidade, histórico familiar e sedentarismo. Porém, a ingestão em excesso pode levar à obesidade, aumentando os fatores para ter a doença "Assim, quem tem uma capacidade normal de processar carboidratos no organismo não corre o risco de desenvolver o problema", explica a clínica geral Andrea Sette.
5- Ingerir carboidratos após às 18h engorda?
O que causa o aumento de peso é o consumo em excesso e a alimentação em desequilíbrio. "O único cuidado que deve ser tomado por quem consome carboidratos à noite é evitar comer o tipo refinado, que promove picos de índice glicêmico e oferecem um risco maior de serem armazenados na forma de gordura", instrui a nutricionista Roseli Rossi.
6- Usar boné possibilita queda capilar?
Segundo o dermatologista Adriano Almeida, as pessoas confundem a diferença entre quebra de fio e queda de cabelo. "O uso do boné diariamente favorece a quebra dos fios justamente na região que costuma ficar marcada pela borda do acessório", comenta.
7- Alimentos integrais engordam?
Qualquer tipo de alimento podem fazer com que a pessoa engorde. "Exagerar na ingestão de alimentos integrais também pode aumentar a gordura corporal", explica a nutricionista Roseli.
8- A produção do leite materno pode aumentar ao ingerir cerveja preta?
Além de não estimular a produção do leite materno, a bebida pode prejudica o bebê. "O álcool passa para a criança através do leite e nenhum estudo ainda conseguiu estipular uma dose segura de ingestão da bebida para gestantes", alerta a obstetra Bárbara Murayama.
9- Comer manga e beber leite faz mal?
Esse mito provavelmente deve ter sugirdo na época do Brasil Império para impedir dos escravos ingerirem esses alimentos. Segundo a nutricionista Maria Fernanda, não há relação danosa para o organismo ao consumir a fruta com o laticínio.
10- Ler com pouca luz ou ler a noite pira a visão?
"Você pode ter dificuldade de enxergar, mas isso não quer dizer que está prejudicando a visão - mesmo que você aperte os olhos para enxergar melhor", explica o oftalmologista Rubens. O especialista também indorma que a tarefa fica mais complicada com a idade.
11- Quem tem colesterol alto pode consumir ovo?
"O que as pessoas não sabem é que apesar de aumentar o colesterol LDL (ruim), ele também aumenta os níveis de colesterol HDL (bom)", comenta a nutricionista Maria Fernanda. Ela também explica que pessoas com colesterol alto podem consumir por semana até 4 ovos, de preferência cozidos, pois fritos trazem uma gordura que pode elevar as taxas de colesterol.
12- Só mulheres são atingidas pela osteoporose?
"A osteoporose é quatro vezes mais comum em mulheres do que em homens, mas isso não significa que ela seja uma doença exclusivamente feminina", alerta a clínica geral Andrea Sette. A profissional explica que isso acontece pois após a menopausa o hormônio estrogênio diminui.
13- Abacaxi queima gordura?
A fruta ajuda no processo de digestão, mas não estimula a queima de gordura. "Ele é fonte de vitaminas e, por isso, é muito bem-vindo na dieta, mas não tem qualquer relação com a queima de gordura corporal", explica a nutricionista Roseli.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade