Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Conheça dez benefícios de consumir farinha de amêndoas

A amêndoas são ricas em vitaminas, proteínas, fibras, minerais, entre outros

Redação iBahia • 12/08/2020 às 22:01 • Atualizada em 26/08/2022 às 23:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Quer melhorar seus hábitos alimentares? Se sim, a farinha de amêndoas, seja na forma doce ou salgada, pode ser uma grande aliada. As amêndoas são ricas propriedades e possuem diversos benefícios e vantagens ao organismo, por isso, você não pode deixar de consumi-la. Além disso, ela é bastante versátil, pode ser usada na preparação de doces, bolos, saladas e outros pratos.
As amêndoas são vitaminas, proteínas, fibras, minerais, entre outros.A Haja Verde, loja de produtos naturais, preparou uma lista com dez benefícios de inserir a farinha de amêndoas na alimentação. Confira:
1- Auxilia na perda do peso: A farinha de amêndoas dá a sensação de saciedade, após ingerida. Dessa forma, você não sentirá necessidade de ingerir outros alimentos por um bom tempo. Além disso, ela possui alta quantidade de fibras, que auxiliam no processo digestivo, o que ajuda, indiretamente, no processo de emagrecimento.
2- Diminuição dos níveis de açúcares: a farinha de amêndoas está entre os alimentos com menor teor de açúcares, o que acaba facilitando a dieta de pessoas diabéticas.
3- Elimina a gordura ruim e consequentemente aumenta a gordura boa: apesar da amêndoa apresentar uma quantidade significativa de gorduras, essas gorduras, são consideradas gorduras boas/saudáveis ao organismo, pois ajudam no metabolismo celular, eliminando as gorduras ruins, como o colesterol (conhecido como LDL), e, consequentemente diminui as doenças advindas do coração.
4- Auxilia no ganho da massa muscular: por serem as amêndoas ricas em proteínas, a sua farinha é ideal para pessoas que praticam exercícios físicos e procuram aumentar a massa muscular magra.
5- Combate o estresse oxidativo: devido a grande quantidade de vitaminas que são encontradas nas amêndoas, sua farinha acaba tendo um grande poder de antioxidante. Por isso, ela atua no combate ao excesso de radicais livres no organismo, que causam estresses oxidativos e prejudicam nossa saúde.
6- Prevenção quanto ao surgimento de cânceres e envelhecimento precoce: o câncer e o envelhecimento precoce, também estão ligados à grande quantidade de radicais livres do nosso corpo. Como as amêndoas (e sua farinha), tem o poder de eliminar esses radicais livres prejudiciais, consequentemente, proporciona grande prevenção, tanto das doenças que causam o câncer, quanto ao envelhecimento precoce.
7- Fortalece os ossos e dentes e evita a osteoporose: a fraqueza e a dor nos ossos e dentes, na maioria das vezes, está atrelada a falta de cálcio no organismo. Esses males, podem ser prevenidos, em diversos casos, com a presença das amêndoas. Extremamente importante ressaltar que encontramos a maior quantidade de cálcio na vitamina D, que essencial para o fortalecimento dos ossos e dentes. Além de encontramos o fósforo e magnésio, que além de contribuir na saúde dos ossos e dentes, atuam com extrema importância na prevenção da osteoporose.
8- Ajuda a prevenir a doença de Alzheimer: as amêndoas possuem nutrientes de extrema importância para o importante e bom funcionamento do nosso cérebro. Elas criam novas ligações neurais e desaceleram/retardam o envelhecimento dos neurônios, que faz prevenir o esquecimento e, consequentemente evita a tão temida doença de Alzheimer.
9- Ajuda na hidratação e beleza do tecido epitelial: a amêndoa é rica em diversos componentes que auxiliam na hidratação e cuidado da pele. Ela tem sido muito usada na produção de cosméticos - cremes hidratantes, shampoos e sabonetes para a pele.
10- Aumenta a produção de energia: além de todos os benefícios acima citados, as amêndoas ainda auxiliam na produção grande de energia. Dessa forma, você não precisará mais escolher por alimentos gordurosos ou cheios de açúcares para conseguir ter a energia redobrada durante os treinos ou até mesmo no seu dia a dia.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde