Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Conheça os benefícios de consumir a erva medicinal regularmente

Quem tem pressão alta pode se beneficiar dos princípios desse chá, que tem ação hipotensa

Redação iBahia • 18/06/2020 às 12:40 • Atualizada em 27/08/2022 às 11:39 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Já ouviu falar em mulungu?Essa planta medicinal também chamada de corticeira, canivete ou bico-de-papagaio, possui diversas propriedades terapêuticas como combate a depressão e trata sobre doenças emocionais. Pensando nisso, a Taeq separou 11 benefícios ao consumir a erva regulamente. Confira:

Foto: Reprodução

1. Ajuda nos casos de depressão e outros transtornos emocionais

Leia mais:

O mulungu tem ação antidepressiva e, por seu efeito tranquilizante, também age nos casos de síndrome do pânico, compulsões diversas, histeria, neurose e transtorno de ansiedade.

2. Bom para o coração e a pressão

Quem tem pressão alta pode se beneficiar dos princípios desse chá, que tem ação hipotensa. Por consequência, se torna um aliado do coração, pois ajuda a regular o sistema cardiovascular.

3. Ajuda a ter bons sonhos e combate o estresse

Essa erva tem efeito sedativo, o que ajuda, e muito, quem tem insônia. É um calmante natural, o que também alivia o estresse.

4. Protege o fígado

Para quem sofre de problemas hepáticos - como a hepatite, por exemplo - o chá de mulungu pode ser de grande ajuda. Isso porque ele protege o fígado, fortalecendo não apenas o órgão como também o sistema imunológico.

5. Epilépticos são beneficiados

Os extratos da flor do mulungu possuem ação anticonvulsivante, o que pode ajudar nas crises. Além disso, quando associado aos medicamentos, melhora os quadros de epilépticos que não se adaptam aos remédios em sua totalidade.

6. É benéfico para o sistema urinário

O mulungu é diurético, ajudando pessoas que possuem insuficiência urinária. Ele também contribui para melhorar quadros de infecção urinária e de cistite.

7. Melhora dores e inflamações

O chá do mulungu tem poderes analgésicos, diminuindo a sensibilidade do corpo à dor. Como é anti-inflamatório, também pode ser consumido para auxiliar em diversas situações, além de combater o inchaço das inflamações, pois também é diurético.

8. Melhora cólicas

Como possui ação antiespasmódica, o mulungu ajuda em vários tipos de dores latejantes, principalmente no que diz respeito às cólicas menstruais, aliviando o inchaço e as dores.

9. Ação antibacteriana

Graças a sua função antibacteriana, essa planta medicinal consegue auxiliar em diversos tipos de infecção, protegendo o sistema imunológico.

10. Ajuda a largar o cigarro

O mulungu possui um alcaloide chamado erisodina, que traz uma propriedade narcótica que auxilia no combate ao vício do tabagismo.

11. Auxilia nas doenças respiratórias

A planta ainda possui ação expectorante e antiasmática, evitando e combatendo os sintomas de doenças crônicas como sinusite, bronquite e asma.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde