Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Conheça seis benefícios ao consumir o fruto jatobá

Fruto do jatobá faz bem para a saúde da pele, dos cabelos e ajuda bastante a turbinar a imunidade

Redação iBahia • 22/03/2021 às 13:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Você já ouviu falar no Jatobá? Encontrada principalmente em países da América do Sul e da Ásia, essa planta, é uma árvore que fornece frutos, sementes, cascas e folhas nutritivas, muito usada no preparo de chás e compressas. Ficou curioso(a)? Com base em uma matéria publicada pelo 'Portal Taeq', listamos os benefícios de incluí-la na alimentação. Confira:

Foto: Reprodução

Tem ação diurética e depurativa

Você sabia que o chá de casca de jatobá auxilia na perda de peso? Isso porque ele apresenta ação diurética e depurativa isto é, aumenta o fluxo urinário, a eliminação de toxinas e evita o acúmulo de líquidos no organismo.

Funciona como analgésico, antioxidante e anti-inflamatório natural

Outro ponto positivo da casca de jatobá é que ela fornece compostos com ação analgésica, antioxidante e anti-inflamatória. Ou seja, ela ajuda bastante a fortalecer o sistema de defesa do corpo e previne possíveis focos inflamatórios no organismo.

Ajuda a tratar problemas respiratórios

Por apresentar uma ação expectorante, antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, o chá feito a partir da casca de jatobá é considerado um grande aliado para tratar problemas respiratórios. Ele ajuda a amenizar tosse, dor de garganta e é indicado para quem costuma sofrer com asma ou bronquite.

Tem alto teor de ferro, cálcio, potássio e outros minerais

A fruta de jatobá fornece uma grande quantidade de sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio. Esses nutrientes são importantes para a formação dos ossos, músculos, dentes e ajudam a manter os sistemas nervoso, cardiovascular e imunológico em bom funcionamento.

É fonte importante de vitaminas A, C e outros antioxidantes

A fruto do jatobá faz bem para a saúde da pele, dos cabelos e ajuda bastante a turbinar a imunidade. Isso porque ela tem alto teor de vitaminas A (importante para a saúde dos olhos), C e agentes antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres e, a longo prazo, evitam o envelhecimento precoce.

Ajuda a controlar o índice glicêmico

Existe uma bebida feita com leite e fruta do jatobá que faz muito bem para a saúde de diabéticos e anêmicos. Isso porque ela consegue controlar bem o índice glicêmico (regula os níveis de glicose no sangue) e tem um alto teor de ferro e magnésio. Rica em fibras e proteínas, essa bebida pode ser feita em casa de forma simples basta bater um pouco de leite com mel e a polpa do jatobá, preparando uma espécie de vitamina.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde