Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Conheça substâncias que podem ajudar a dar um 'up' no seu dia

Nutricionista explica que os complementos podem vir em forma de shot, sachê, pílulas ou até mesmo chocolate 70%

Redação iBahia • 25/07/2021 às 14:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:29 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Manter uma rotina de atividades é essencial para o bom funcionamento do corpo. Mas, às vezes é difícil de dar conta de tudo. Trabalhar, estudar, cuidar da casa, das crianças, fazer atividade física...todas essas práticas demandam muita energia e a suplementação de certas substâncias pode dar essa força extra necessária para os dias mais agitados.

O nutricionista, educador físico e triatleta Jonathan Merlo revela que os complementos podem vir em forma de shot, sachê, pílulas ou até mesmo chocolate 70%. Ele destaca que esses ativos devem ser ingeridos apenas sob orientação de profissional de saúde capacitado para tal e após avaliação individualizada do paciente. É o médico ou nutricionista que vai determinar a combinação e a dosagem desses compostos, bem como o melhor momento para ingestão.


Mas, se você não entende muito sobre esse mundo dos pré-treinos; veja só algumas orientações deixadas por Jonathan e que podem ter dar mais energia.

CQ10

Indicado para indivíduos que se queixam de fadiga crônica, a CQ10 tem um papel fundamental na produção de energia. Apesar de ser produzida pelo nosso organismo, ao longo dos anos vai tendo sua síntese diminuída. A suplementação desse ativo auxilia no funcionamento cerebral e na performance física, justamente por estar ligado à geração de energia.

L - TEANINA

Extraída da Camelia Sinensis, a L-Teanina é aliada dos ansiosos. O aminoácido, com grande impacto no Sistema Nervoso Central, está diretamente ligado à qualidade de vida por atuar na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar e sensação de relaxamento.Não é novidade que problemas relacionados à ansiedade podem trazer inúmeros desafios. Insônia, indisposição, diminuição da atenção e memória, alteração de humor, desregulação da flora intestinal e possíveis transtornos alimentares são algumas das consequências geradas pela ansiedade crônica.

TEACRINA

Um dos ativos mais usados para aprimorar os níveis de atenção em atividades que precisam de grande potencial cognitivo e de concentração, a teacrina é encontrada, em sua forma natural, no cupuaçu e no café. Além de atuar diretamente na produção de serotonina, auxiliando no tratamento do estresse e fadiga, quando combinada a uma mudança no estilo de vida pode trazer excelentes resultados na qualidade de vida e bem-estar.

MAGNÉSIO

Parte das funções orgânicas do nosso organismo, o magnésio é indispensável para o controle dos níveis de potássio, cálcio e sódio. Participa diretamente da síntese de proteínas, metabolismo de energia, na regulação do sistema nervoso e na modulação da função hormonal. Todos esses benefícios impactam positivamente na redução da fadiga, melhora do funcionamento orgânico e saúde global.

RHODIOLA ROSEA

Muito conhecida na Medicina Chinesa, essa erva com grande potencial adaptógeno (capacidade de realizar ajustes no organismo) auxilia no aumento de energia, vitalidade, na melhora da capacidade mental e na redução dos impactos negativos causados pelo stress.

ASHWAGANDHA

Usada na Medicina Ayurvédica e conhecida como Ginseng Indiano, a Ashwaganhda é um potente adaptógeno que oferece um grande suporte à saúde mental e física. Usada frequentemente no tratamento para astenia, ansiedade, depressão, melhora da libido e fortalecimento do sistema imunológico, essa erva vem ganhando popularidade.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde