Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Cotidiano estressante: saiba como controlar as emoções

A meditação tem como objetivo proporcionar ao indivíduo a sensação de tranquilidade e paz e é uma oportunidade para pessoa se concentrar em si mesma

Redação iBahia • 05/08/2017 às 23:00 • Atualizada em 29/08/2022 às 2:10 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Com o cotidiano cada vez mais corrido é difícil arranjar um tempinho para relaxar. As pessoas estão a todo momento com os pensamentos a mil e cheias de coisas para resolver, porém essa agitação toda pode prejudicar a saúde, tanto fisicamente como mentalmente. A psicóloga Guida Graf garantiu que praticar a técnica de meditação 'mindfulness', que é definido como a capacidade de atenção plena, é uma forma de contribuir no controle das emoções.

A meditação tem como objetivo proporcionar ao indivíduo a sensação de tranquilidade e paz e é uma oportunidade para pessoa se concentrar em si mesma. Para funcionar, a meditação deve ser feita todos os dias. "Com a técnica mindfulness conseguimos identificar qual a essência dos nossos pensamentos sem dar importância a eles, apenas observando e deixando passar. É preciso colocar o foco na respiração do ar que entra e do ar que sai, o que faz a mente e o corpo ficarem mais tranquilos", explicou Guida.

A psicóloga ainda orientou sobre como o controle da respiração da técnica mindfulness pode ajudar nas atividades diárias. "Faça da respiração sua amiga. Quando se sentir ansioso, respire. Ela tem o poder de te deixar mais centrado e você pode usar a meditação informal no seu dia a dia , fazendo todas as tarefas com atenção plena. Você também pode observar com curiosidade o que está acontecendo sem julgar, mas aceitando o que você sente sem deixar que as emoções e os sentimentos te invadam com tanta força", completou.

Passo a passo da mindfulness:


1. Reserve um momento do seu dia para colocar todas as suas atenções na respiração, observando como o estômago infla quando inspira e como volta ao normal quando expira.

2. Preste atenção nas sensações corporais, se está sentindo alguma tensão ou dor, identifique e aceite a situação. Afirme mentalmente para você sua condição, por exemplo, "estou agitado" ou "estou tenso".

3. Viva a experiência de cada sentimento, se conecte com ele enquanto continua a focar nos movimentos da respiração. Isso deve ser feito até dissolver as tensões e conseguir relaxar com qualquer coisa que esteja sentindo.

4.
Você pode utilizar uma música, mas precisa focar na canção, sem deixar a mente vagar para outros pensamentos ou pensar sobre a letra. Deixe apenas a música fluir em você.


Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde