Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Doenças ginecológicas aumentam na quarentena; entenda o porquê

Ginecologista destaca também aumento de busca por métodos contraceptivos no período

Redação iBahia • 29/09/2020 às 16:24 • Atualizada em 31/08/2022 às 17:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A quarentena imposta pelo novo coronavírus evidenciou alguns problemas de relacionamento, de rotinas e convivência social. Essas questões trazem problemas de questão mental, e que podem refletir, por exemplo, no aparelho reprodutor das mulheres. É o que explicam as ginecologistas e sócias da Clínica Emeg, Ana Cristina Batalha, Cristina Sá e Ticiana Cabral.
“São patologias da região genital altamente associadas com ansiedade e aumento do estresse, o que provoca uma queda na imunidade”, explica Ana Cristina Batalha. Tudo isso se agrava com má alimentação e falta de atividade física, características vividas por muitas pacientes durante esse período de isolamento.
“Logo no início, quando começou a pandemia, transferimos a maior parte dos atendimentos físicos para os atendimentos online, e vimos um elevado crescimento na quantidade de pacientes com queixas associadas a herpes, candidíase e ovário policístico. Agora, tem também as pacientes que estão buscando revisão antes de retornarem ao trabalho”, destaca a ginecologista.
Além disso, Ana Cristina comenta o aumento da busca por métodos contraceptivos no período de quarentena. A razão seria o maior tempo de convivência entre casais. “Por passarem mais tempo em casa, é normal o aumento da frequência sexual que, por consequência, elevam as chances de uma gravidez”, afirma.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde