Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Especialistas falam sobre mitos e verdades relacionados ao DIU

método consiste em implantar um objeto plástico em formato de “T” dentro do útero

Redação iBahia • 06/01/2018 às 11:50 • Atualizada em 27/08/2022 às 2:52 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Na busca por uma alternativas para evitar uma gravidez indesejada, muitas mulheres se deparam com o DIU (Dispositivo Intrauterino). O método consiste em implantar um objeto plástico em formato de “T” dentro do útero, que impede a fecundação dos óvulos.
No Brasil, apenas 1,9% das mulheres em idade fértil fazem uso deste contraceptivo, segundo o Ministério da Saúde. Para Rogério Bonassi Machado, presidente da comissão de Anticoncepção da Febrasgo, o baixo número de adesão ocorre porque ainda existem mitos sobre o método.
— Algumas mulheres acham que o DIU é abortivo ou então que pode provocar câncer, mas nada disso é verdade — esclarece.
Mas, segundo especialistas, o interesse das brasileiras pelo método aumentou no último ano. Muitas mulheres querem substituir a pílula, que carrega grande quantidade de hormônio, por contraceptivos que agem de maneira mais natural em seu organismo.
— O método está sendo difundido tanto nos consultórios particulares quanto na rede pública (no fim de 2017, o Ministério da Saúde ampliou o acesso ao DIU de cobre no SUS). As mulheres estão procurando mais pelo medo de desenvolverem trombose, cujo risco aumenta ao tomar pílula — explica a ginecologista Maria Elisa Noriler.
A ginecologista da Policlínica Granato, Camila Ramos, tranquiliza as mulheres para outra preocupação recorrente.
— As pacientes que não têm filhos ficam com medo de terem problemas para engravidar no futuro. Mas o DIU é reversível e, após retirá-lo, a paciente poderá engravidar no próximo ciclo menstrual.
Os especialistas consideram o DIU mais eficiente do que a pílula, por não ficar sujeito a possíveis erros causados pelas pacientes, como esquecer de tomar o medicamento. Em contrapartida, o uso de DIU de cobre pode, por exemplo, aumentar o fluxo menstrual em algumas mulheres.
Tire suas dúvidas
O DIU é mais eficaz do que a pílula?
Verdade. A falha das pílulas pode acontecer por fatores como o esquecimento de tomar o remédio, o uso fora do horário habitual e possíveis interações com outros medicamentos. Por serem colocados dentro do útero, com o DIU não há estes riscos
O DIU só pode ser usado por mulheres que tiveram filhos?
Mito. Eles são indicados para mulheres em diversas fases da vida
Posso engravidar logo após tirar o DIU?
Verdade. Quando a mulher quiser é só removê-los que uma gravidez já pode ocorrer
Dói para colocar o DIU?
Mito. A maioria das pacientes sente apenas um leve desconforto, como cólica menstrual, no momento da implantação.
O DIU tem mais hormônio que a pílula?
Mito. O DIU de cobre não possui hormônios e o DIU hormonal libera de forma periódica o hormônio levonorgestrel (subtipo sintético de progesterona). Com relação à quantidade, ela é cerca de um décimo da dose liberada pela pílula anticoncepcional.
A menstruação e a rotina mudam usando DIU?
Verdade. O DIU hormonal, por liberar hormônio dentro do útero, afina a camada de revestimento interno do órgão levando a uma redução da menstruação ou até a eliminação dela. Já o de cobre pode aumentar a intensidade e duração das menstruações
O DIU hormonal provoca trombose?
Mito. O DIU de hormonal é composto por progesterona e o hormônio presente nas pílulas que está ligado ao risco de trombose é o estrogênio
É preciso esperar para ter relação sexual após inserir o DIU?
Verdade. É aconselhável aguardar cerca de 24h após a inserção antes de ter relação sexual
O DIU interfere na libido?
Mito. Os DIUs são neutros em relação a isso. Às vezes podem até ajudar por gerar tranquilidade no fato de serem métodos mais eficazes
O DIU atrapalha a relação sexual?
Mito. Ele possui um fio bem fino, que ajuda na hora de sua retirada, mas este item não atrapalha em nada na hora da penetração e também não prejudica a sensação de prazer da mulher.
O DIU pode ser usado na fase de amamentação?
Verdade. Ele pode ser usado sem preocupações por aquelas que estão amamentando, porém, o DIU com progesterona só deve ser colocado seis semanas após o parto e o sem hormônio pode ser inserido antes disso.
O DIU é abortivo?
Mito. Este é um método contraceptivo que impossibilita a junção do óvulo com o espermatozoide. Ou seja, o DIU atua antes do processo de fecundação.
O uso do DIU prejudica a fertilidade da mulher?
Mito. O retorno da fertilidade feminina acontece em um curto período de tempo, mesmo após uso prolongado do método.
Esse método possui contra-indicações?
Verdade. Ele não deve ser a opção de mulheres que apresentem alguns tipos de má formação uterina ou que tenham manifestado infecções uterinas recentemente, além de mulheres virgens.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde