Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Glossário: entenda os termos que explicam a pandemia

Nos últimos dias, uma série de termos técnicos entrou no cotidiano de milhões de brasileiros

Redação iBahia • 21/03/2020 às 14:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 20:03 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Quarentena, distanciamento, Covid-19, entre outros. Nos últimos dias, uma série de termos técnicos entrou no cotidiano de milhões de brasileiros. Em alguns casos, como letalidade e mortalidade, é fácil se confundir, mas são diferentes. Nas redes sociais, por exemplo, muitos fazem seus relatos de quarentena, mas é uma medida tomada apenas com aqueles que podem estar doentes, não toda a população.
Em outros casos, é difícil saber o que medidas tomadas pelo governo significam na prática: qual a diferença entre estado de emergência, que foi decretado por prefeituras e governos estaduais, e estado de calamidade pública, medida adotada pelo governo federal?
O GLOBO organizou um glossário das principais expressões ligadas à pandemia (cujo significado também está abaixo) do coronavírus para evitar confusões e esclarecer as medidas que estão sendo tomadas.
Confira, em ordem alfabética:
Casos confirmados - Pacientes que apresentam o sintomas e cujo teste confirmou a presença do vírus no organismo.
Casos suspeitos - Pacientes que apresentam o sintomas, entraram em contato com outras pessoas com coronavírus e/ou viajarem recentemente mas que ainda não receberam a confirmação dos exames sobre a presença do coronavírus no organismo.
Coronavírus - É uma família de vírus. Existem vários tipos de coronavírus - a mutação que está causando a pandemia atual é apenas mais um. Os coronavirus podem causar desde um resfriado comum até outras doenças mais graves, como a MERS e a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave). O novo coronavírus foi chamado de SARS-CoV-2 e causa a Covid-19.
COVID-19 - É o nome da doença causada novo coronavírus. A sigla vem da expressão em inglês “Coronavirus Disease 2019”.
Distanciamento Social - Medidas tomadas para reduzir o contato entre as pessoas, inclusive as não-infectadas, como fechamento de bares e restaurantes ou a introdução de home office, o trabalho em casa. É realizado para desacelerar a disseminação de uma doença e é o que o maioria dos brasileiros está fazendo atualmente.
Epidemia - Um aumento no número de casos de uma doença acima do que é normalmente esperado para a população de uma determinada área.
Estado de Calamidade Pública - É decretado quando situações de danos à saúde e aos serviços públicos já estão em curso. Permite aos governos locais e federal obter e gastar recursos de forma facilitada.
Estado de Emergência - É decretado quando há iminência de danos à saúde e aos serviços públicos. Permite aos governos locais e federal adotar medidas com menos burocracias.
Gripe espanhola - O coronavírus é comparado com a gripe espanhola de 1918, considerada uma das pandemias mais mortais da história. Causada pela mutação de um dos vírus da gripe, o influenza, a gripe infectou 500 milhões de pessoas, 25% da população do planeta.
Grupo de risco - Pessoas que correm grande risco de serem infectadas ou terem complicações caso ocorra o contágio. No caso do coronavírus, os grupos de risco são idosos, fumantes e pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
Isolamento Domiciliar - Pacientes que apresentam sintomas leves e foram diagnosticados com Covid-19 e que permanecem em casa, isoladas, até a recuperação. É a separação de pessoas doentes das pessoas saudáveis.
Máscara N-95 - Equipamento usado para evitar a dispersão do vírus. Deve ser utilizada apenas por aqueles que estão infectados.
Paciente assintomático - Aqueles que, embora já estejam com coronavírus no corpo, não apresentam nenhum sintoma. Apesar dessa condição, eles podem transmitir a doença.
Pandemia - Uma epidemia que se espalha por vários países e continentes.
Período de incubação - Tempo decorrido entre o momento do contágio e os primeiros sintomas, como febre e tosse seca. No caso do coronavírus, o período de incubação é de dois a 14 dias e, durante esse intervalo, o infectado já é capaz de contaminar outras pessoas, mesmo sem nenhum sintomas.
Quarentena - Separação e restrição de movimento de pessoas saudáveis que já foram expostas à doença para evitar a transmissão.
Respirador - Equipamento hospitalar usado para introduzir ar nos pulmões por meio de um tubo introduzido pela boca ou nariz de um paciente.
Taxa de Letalidade - É o número de pessoas, em média, que morrem após contrair a doença. Esse número é o resultado da divisão entre o total de mortes causadas pela doença e o número total de casos. Cada país e local terá uma taxa de letalidade diferente, dependendo de fatores como a agilidade no diagnóstico e a capacidade do sistema de saúde.
Taxa de Mortalidade - Ao contrário da taxa de letalidade, é calculada pela divisão do número de mortos por toda a população, não apenas o número de infectados. É o risco de qualquer pessoa na população tem de morrer por causa da doença.
Telemedicina - Atendimento médico à distância. Permite que médicos analisem laudos, exames ou recomendem um remédio de forma remota.
Transmissão Comunitária - Quando a infecção é descoberta em uma pessoa que não viajou recentemente e não tem conexão com nenhum caso conhecido. Em outras palavras, quando os médicos não conseguem identificar como a pessoa foi infectada.
OMS - Organização Mundial da Saúde, órgão da Organização das Nações Unidas.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde