Esta semana a cantora Ivete Sangalo compartilhou com seus fãs a alegria de estar grávida novamente. A artista, de 45 anos, que já é mãe do Marcelo, de 7 anos, está esperando duas meninas. Engravidar nessa idade acaba trazendo riscos à mãe e ao bebê, como explica Fernanda Campos da Silva, ginecologista especialista em gestação arriscada:
— O perigo aumenta progressivamente. Apesar de não ser o único, a idade é sim um fator de risco. O recomendado é que as mulheres tenham filho até os 35 anos.
Nas últimas décadas tem sido comum observar mulheres que, por questões profissionais e escolhas de vida, optaram por engravidar mais tarde. Apesar de respeitarem os desejos de suas pacientes, os médicos recomendam que as mulheres pensem melhor ao se planejarem para engravidar depois dos 35.
— Após essa idade, além de ter maior dificuldade para engravidar, a mulher fica mais vulnerável a um aborto espontâneo, assim como o bebê corre mais risco de sofrer anomalia cromossômica. O ideal é que as mulheres que queiram ter filhos após os 35 anos congelem seus óvulos — recomenda a médica.
Chances de doenças crônicas aumentam
As mulheres que optam pela gravidez depois dos 40 anos devem ficar atentas aos possíveis problemas que a gestação pode trazer. Segundo Márcio Coslovsky, diretor médico da Primordia Medicina Reprodutiva, algumas doenças podem surgir durante a gravidez.
— As mulheres de 40 anos estão bem melhores de saúde hoje do que as de décadas atrás, mas isso não muda o fato de que a gestação nessa idade aumenta o risco da mãe desenvolver hipertensão e diabetes. Quem já tem essas doenças precisa pensar muito bem antes de engravidar.
Por conta disso, é preciso que a gestante siga, criteriosamente, as recomendações médicas durante o pré-natal. Até na decisão do tipo de parto, a mamãe tem que dar ouvidos ao profissional.
Cuidados a serem tomados
Pré-natal
É muito importante que a grávida realize o pré-natal com profissionais especializados em gravidez de risco, pois eles estarão mais sensíveis para identificar quaisquer problemas da gestação.
Alimentação
A gestante deve se preocupar com a alimentação, a fim de evitar o surgimento de doenças como a hipertensão e a diabetes. O ideal é procurar um profissional para montar uma dieta que ajude a manter a saúde da mãe e também do bebê.
Exercício físico
Manter o corpo em atividade é a principal forma de combater o sedentarismo e assim, evitar que doenças surjam durante a gravidez. Mas, é necessário buscar orientação médica para saber quais são os exercícios físicos mais recomendados para cada tipo de gestação.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!