Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
Incentivo

Hemoba faz campanha para doação de sangue com candidatos a Rei Momo

Campanha foi lançada nesta terça-feira (23) e segue até o dia 27, para reforçar estoque no período que antecede o Carnaval

Alan Oliveira • 23/01/2024 às 22:35 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Fundação Hemoba e a Federação de Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia lançaram nesta terça-feira (23) uma campanha de doação de sangue com a participação dos candidatos a Rei Momo 2024.


				
					Hemoba faz campanha para doação de sangue com candidatos a Rei Momo
Hemoba faz campanha para doação de sangue com candidatos a Rei Momo. Foto: Divulgação

Com o objetivo de mobilizar os voluntários à doação de sangue no período que antecede o Carnaval, a ação segue até o dia 27, quando acontece a eleição para um dos principais representantes da folia baiana.

Leia mais:

O lançamento da campanha aconteceu no Shopping Bela Vista, na capital baiana, com um café especial, que reuniu os candidatos, representantes da Fundação, da Federação e da imprensa.

Segundo a Hemoba, a campanha é fruto de uma parceria que acontece desde 2019, quando a mobilização para a doação de sangue se tornou um critério essencial na avaliação do concurso.

"Quando assumimos a coordenação do concurso, quisemos inserir um contexto social a este papel. O Rei da Folia deve ser muito mais que uma figura alegre, festiva, precisa ter responsabilidade social e se envolver com as questões urgentes da sociedade, a exemplo da doação de sangue e da distribuição de alimentos que também temos feito para os hospitais Irmã Dulce e Martagão Gesteira. Há cinco anos temos essa parceria com a Hemoba e o resultado tem sido muito bom. A ideia é que eles se tornem agentes mobilizadores da causa", declarou Reginaldo dos Santos, coordenador do concurso.

Mônica Oliveira, assistente social da Hemoba, destacou a importância da doação voluntária de sangue antes do período carnavalesco, enfatizando a necessidade de atender as demandas regulares, como cirurgias programadas, tratamentos de hemodiálise e quimioterapia, além de garantir estoques seguros para situações de emergência durante as festividades.


				
					Hemoba faz campanha para doação de sangue com candidatos a Rei Momo
Hemoba faz campanha para doação de sangue com candidatos a Rei Momo. Foto: Divulgação

A importância da doação de sangue no tratamento de pacientes é uma realidade conhecida pelo candidato Jorge França, enfermeiro do Hospital Geral do Estado (HGE).

“Eu vivi uma situação crítica de perto quando fui coordenador do Hospital Nossa Senhora da Natividade, em Santo Amaro. Foi ali que eu tive a dimensão real da necessidade do sangue e o quanto o trabalho da Hemoba era importante. Então hoje eu tenho o compromisso de sempre incentivar e pedir doações", afirmou Jorge.

O candidato a Rei Momo e socorrista da SAMU, Marcelo Cancio, também valoriza a doação de sangue: “Durante sete anos de SAMU, eu tenho ajudado muitas pessoas com doação de sangue, fazendo campanha, incentivando e, assim, eu me sinto muito feliz, porque o sangue salva realmente a vida. Então para mim é uma satisfação muito grande estar participando do concurso de Rei Momo do maior carnaval de rua do mundo e ainda mobilizar as pessoas a fazerem o bem", destacou Marcelo.

Concurso do Rei Momo

A etapa final do concurso do Rei Momo acontecerá no Clube dos Fantoches, no 2 de Julho, em Salvador, quando serão eleitos o titular e dois guardiões do reinado momesco da capital baiana.

Até lá, os candidatos do concurso devem conscientizar o público sobre a importância de ser doador de sangue e de fazer o cadastro de medula óssea, além de incentivar as pessoas a visitarem uma unidade da Hemoba para realizar a doação.

Cada candidato recebeu um código de doação individual que deve ser informado pelos doadores durante o cadastro em qualquer posto de coleta da Fundação.

De acordo com o regulamento, os candidatos que conseguirem encaminhar 10 voluntários à doação de sangue ganham 5 pontos no concurso.

Código de doação dos candidatos:

  • Adilson Guedes Pereira, artista plástico, 58 anos (código 0156);
  • Aderbal Rodrigues D’Almeida Neto, especialista em segurança, 44 anos (código 0155);
  • Devison Andrade Mascarenhas, Empresário, 51 anos (código 0154);
  • Jeferson de Araujo Santos, funcionário público, 34 anos (código 0153);
  • Edgar Nascimento de Oliveira, radialista, 45 anos (código 0152);
  • Marcelo Cancio de Jesus , motorista socorrista, 46 anos (código 0151);
  • Jorge Roberto França de Menezes, Enfermeiro, 63 anos (código - 0150);
  • Elton Alves da Silva, empresário, 42 anos (código - 0149);
  • Alan Cequeira Nery, publicitário, 37 anos (código 0157);
  • André Luis Almeida Santos, Professor, 48 anos (código 0158).

Unidades de atendimento

Nesta semana, as unidades móveis de coleta (hemóveis) estão no Salvador Shopping, até a sexta-feira (26), e na Estação da Lapa, até a quinta-feira (25), em Salvador, de 8h às 17h; e na Loja Maçônica, em Lauro de Freitas, de 8h às 16h, com intervalo de almoço.

Já as unidades fixas da Hemoba têm o seguinte horário de atendimento:

  • Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30;
  • Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30;
  • Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30;
  • Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h;
  • Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
  • Os horários de atendimento das outras 21 unidades de coleta, que ficam no interior do estado, estão no site da Hemoba.

Critérios para doação

  • Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos.
  • Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
  • No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12h anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.
  • Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.
  • Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação.
  • Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde