Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
Doação de sangue

Hemoba Móvel chega ao Parque Shopping Bahia; saiba como doar

Unidade Móvel do Hemoba ficará no Parque Shopping Bahia entre os dias 2 e 6 de abril, das 8h às 16h

Isadora Gomes • 01/04/2024 às 16:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Pela 1ª vez, o Parque Shopping Bahia receberá o Hemóvel, a unidade móvel de coleta do Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia). Entre os dias 2 e 6 de abril, o público poderá realizar doações de sangue e concluir os cadastros para se tornar doadores de medula óssea. O atendimento será das 8h às 16h.


				
					Hemoba Móvel chega ao Parque Shopping Bahia; saiba como doar
Hemoba móvel chega ao Parque Shopping Bahia; Saiba como doar. Foto: Divulgação / Hemoba

A unidade móvel ficará no estacionamento G1, próximo à entrada da Smartfit. Em atualização recente, o Hemoba informou que os estoques para os tipos de sangue A+, A-, B+, B-, O+ e O- seguem críticos. Apenas os estoques AB+ e AB- estão estáveis.

Leia mais:

“Queremos fazer esse chamamento a toda a população de Lauro de Freitas e região. Compareça, doe sangue. Um ato simples e rápido de solidariedade que pode salvar muitas vidas. Nós acreditamos muito no espírito de solidariedade dos baianos e baianas”, afirma Lulie Najar, superintendente do Parque Shopping Bahia.

Como funciona o Hemóvel

O hemóvel é um ônibus totalmente adaptado e com toda a infraestrutura básica de uma unidade fixa da Hemoba, como triagem clínica, mobiliários, equipamentos, sala climatizada com quatro cadeiras para coleta de sangue e uma equipe multidisciplinar de 12 profissionais. A coleta externa tem uma capacidade média de atendimento de 120 bolsas ao dia.


				
					Hemoba Móvel chega ao Parque Shopping Bahia; saiba como doar
Unidade móvel do Hemoba ficará no local entre os dias 2 e 6 de abril das 8h às 16hFoto: Camila Souza/GOVBA. Camila Souza/GOVBA

Critérios para doação de sangue:

  • Tem que estar em boas condições de saúde
  • Pesar acima de 50 kg
  • Ter idade entre 16 e 69 anos

Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.

Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Cadastro para doação de Medula Óssea

Além da doação de sangue, a unidade também realiza cadastro de doadores de medula óssea. Para se tornar um doador é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde, além de preencher formulários.

Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação. A retirada da medula é feita por meio de punções no osso da bacia e se recompõe em apenas 15 dias.


				
					Hemoba Móvel chega ao Parque Shopping Bahia; saiba como doar
Unidade móvel do Hemoba ficará no local entre os dias 2 e 6 de abril das 8h às 16h. Foto: Raul Golinelli/GOVBA

Serviço do Hemóvel

  • O quê: Hemóvel no Parque Shopping Bahia
  • Quando: 02 a 06 de abril de 2024
  • Horário: 08h às 16h
  • Onde: Estacionamento G1 - Parque Shopping Bahia, Lauro de Freitas
  • Mais informações: Site oficial do Parque Shopping Bahia
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde