icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Prevenção de acidentes em casa contribuem para uma vida saudável

Estudo diz que queda é maior geradora de fraturas nos ossos e pode provocar também lesões em articulações e músculos

foto autor

21/10/2010 às 18:45 • Atualizada em 29/08/2022 às 14:44 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Uma boa alimentação, prática de exercícios e descanso são fundamentais para o bom funcionamento do organismo e uma vida saudável. Mas existem outros fatores pouco esclarecidos, que contribuem para qualidade de vida e prevenção de futuros males. Pensando nisso, fisioterapeutas do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo (Crefito-SP), pontuaram em pesquisa, diversas dicas para manter a saúde e a segurança dentro da própria casa.
O estudo realizado pelos especialistas revela que a queda é a maior geradora de fraturas nos ossos e pode provocar também lesões nas articulações e nos músculos. A probabilidade de ocorrer uma queda aumenta na infância e na terceira idade, por isso, a atenção deve ser redobrada quando se trata de crianças e idosos. Gil Lúcio Almeida, presidente do Crefito-SP, revela que é preciso retirar do caminho as "cascas de banana", que podem ser plásticos, jornal, colher, grampo, entre outros objetos. Para evitar acidentes, os pisos devem ser enxugados e substituídos por tapetes antiderrapantes. Além disso, gavetas e gabinetes devem ficar abertos apenas o tempo necessário para retirar o que é preciso. Todos, independentes da faixa etária, devem flexionar os joelhos no lugar de dobrar a coluna quando quiserem pegar algo no chão. O médico explica que não se deve esticar os braços para pegar objetos no alto, no lugar, deve ser utilizado braço mecânico, pois lesões podem ser causadas no ombro. Já Isabel Carmen Fonseca, professora de pediatria da Universidade Federal da Bahia e da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, explica que as crianças, em diferentes estágios da vida, sofrem acidentes que vão desde queimaduras até intoxicações dentro de casa. Segundo ela, crianças de faixa etária abaixo de dois anos sofrem principalmente queimaduras e afogamentos, além das quedas que ocorrem principalmente quando começam a dar os primeiros passos. "Nesta fase, eles têm também intoxicações e focos alérgicos com remédios e produtos de limpeza", explica Isabel. Ela afirma, ainda, que depois dos cinco anos de idade, a criança continua correndo riscos de quedas e queimaduras. "As queimaduras ocorrem principalmente em época de festejos juninos", completa. "A depender da formação da criança, uma queda pode proporcionar prejuízo no crescimento ósseo e perda da função no futuro. Porém, as crianças respondem melhor à recuperação funcional do que o idoso, já que todo o corpo esta em processo de crescimento e a sequela por pior que seja tem chance maior de reversão", conta.
A casa precisa estar sempre preparada para receber crianças. Os bebês não devem ficar sozinhos em locais altos, também não devem utilizar andadores e de forma alguma, ficar sozinhos em escadas. Estes são alguns dos conselhos da especialista. Ela explica também que produtos de limpeza devem passar longe dos pequenos e todas as tomadas necessitam estar tapadas. "Caso a criança esteja em uma casa com piscina, cobrir o local é uma forma de evitar problemas", conclui Isabel. Segundo a médica, é comum os pais não se preocuparem com a proteção das crianças quando brincam com patins ou bicicleta. O que é errado, pois estes equipamentos precisam sempre estar acompanhados de joelheira e capacete, próprios para proteção. Ainda de acordo com Isabel, para evitar um dos acidentes mais comuns que é a queimadura, as mães devem ter cuidado com a água do banho. "É importante sentir a temperatura da água antes de colocar a criança na banheira", recomenda. Uma outra dica da médica é evitar deixar os filhos novinhos no ambiente da cozinha,local que possui uma variedade de equipamentos. Uma sugestão importante para evitar acidentes graves é colocar os cabos das panelas voltados sempre para dentro do fogão.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde