icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Saiba como a alimentação influencia na fertilidade das pessoas

Alimentação é pilar fundamental para o bom funcionamento do corpo

foto autor

Redação iBahia

06/10/2018 às 21:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 2:02 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Quando um casal tenta engravidar e encontra dificuldades, inicia-se uma busca por dicas que aumentem a fertilidade e a efetividade da relação sexual. A alimentação é pilar fundamental para o bom funcionamento do corpo e influencia na qualidade dos sistemas reprodutores tanto de homens quanto de mulheres.
— Os carboidratos quando consumidos em excesso provocam picos de liberação de insulina, hormônio que tem influência na regulação da função ovulatória — explica Maria Cecília Erthal, especialista em reprodução humana assistida e diretora médica
Estar com a saúde em dia deve ser prioridade, principalmente entre as mulheres que querem engravidar.
— Aquelas que estão anêmicas têm menor chance de engravidar, assim como aquelas que estão com peso muito abaixo do indicado, pois a carência de ferro diminui a ovulação. Nesse caso, coma muitos vegetais verdes escuros, carnes magras, ovos, e folhas de beterraba — indica Tatiana Rom, nutricionista.
Frituras, alimentos com excesso de conservantes e corantes, refrigerantes e café devem ser evitados, assim como o cigarro e o álcool.
— Garanta o bom funcionamento do intestino consumindo iogurte, frutas, vegetais e integrais — diz Tatiana.
O que comer:
Ácido Fólico
É importante desde a fecundação até o fim da gestação, pois ajuda na formação do sistema nervoso de feto. A soja, o fígado orgânico, vegetais verde-escuros como espinafre, agrião e couve, levedo de cerveja e feijão preto são alimentos ricos em ácido fólico.
Betacaroteno
O betacaroteno é encontrado em todas as frutas e legumes de cor alaranjada, como abóbora, laranja, cenoura e mamão, e pode ser encontrado também no óleo de fígado de bacalhau. O nutriente é importante para a produção de espermatozoides.
Selênio
Assim como a vitamina C, funciona como importante antioxidante e é encontrado em grandes quantidades no sêmen. Consumir duas castanhas-do-Pará por dia é o recomendado.
Ômega 3
O ômega 3 ajuda o espermatozoide a entrar no óvulo, além de auxiliar no desenvolvimento cognitivo do bebê. Incorpore ao seu cardápio semente e óleo de linhaça, além de sardinha, atum e salmão.
Vitamina E
Melhora a mobilidade dos espermatozoide e a parede do útero. A vitamina garante uma placa mais forte. Azeite, gérmen de trigo, nozes, agrião e couve são boas fontes dessa vitamina.
Zinco
Está presente em grande quantidade nos espermatozoides e é fundamental para um óvulo saudável, principalmente quando associado com a vitamina B6. Alimentos fontes: carne, ostras, gérmen de trigo e fígado de galinha.
Vitamina C
Por ser um potente antioxidante, previne e protege o organismo de substâncias tóxicas, favorecendo a qualidade dos óvulos. Consumir um copo de suco de laranja assim que for preparado ou três frutas por dia assegura boas quantidades desse nutriente.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde