Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Saiba como controlar a ansiedade durante a quarentena

Nutricionista dá dicas sobre quais são os alimentos adequados para auxiliar o problema

Redação iBahia • 03/04/2020 às 15:11 • Atualizada em 31/08/2022 às 11:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Em tempos de quarentena, muitas pessoas que sofrem ou já sofreram com ansiedade se queixam de perda ou aumento de apetite, já que em períodos com esse, fica difícil manter o equilíbrio alimentar. Esse descontrole pode trazer consequências como ganho ou perda de peso, falta de sono, estresse e má digestão.

Foto: Reprodução

Ou seja, manter a alimentação em ordem é, sem dúvidas, uma ótima forma de deixar a saúde regulada. Pensando nisso, a nutricionista da rede de produtos naturais e orgânicos Mundo Verde, Marcela Mendes, separou algumas dicas sobre os melhores alimentos para consumir e quais as atitudes necessárias para se tomar na quarentena e manter o corpo saudável.

Confira as dicas:

Açúcar
A procura por alimentos à base de açúcares é sem dúvida parte da rotina de pessoas ansiosas, uma vez que ele é capaz de estimular o cérebro e causar a sensação de prazer e bem estar. Mas, ele com certeza não é a melhor opção para se livrar dos sintomas.

Na opinião de Marcela, o ideal é substituir por alimentos ricos em triptofano. Esse aminoácido está relacionado com a produção de serotonina, substância responsável pela sensação de felicidade e é encontrado facilmente em alimentos como a banana, cacau, oleaginosas, semente de girassol, quinoa e ovos.

Chás
Existem diversos tipos de chás relacionados ao relaxamento e redução da euforia, como o chá de camomila, melissa, erva doce e folhas de maracujá. No entanto, é importante consumi-los puros, sem adição de açúcares e adoçantes.

Suplementos
Se preferir fazer uso de produtos encapsulados escolha entre suplementos a base de zinco, vitaminas do complexo B, triptofano, canela e magnésio estão na lista de aliados ao combate à ansiedade e depressão. Eles estimulam a produção de serotonina, ajudam a regular hormônios e as nossas emoções.

Saúde intestinal
Para a especialista, este é um ponto extremamente relevante quando o assunto é estado de humor e ansiedade. Ela indica investir em probióticos de qualidade e fibras para estimular seu bom funcionamento. Um intestino saudável pode facilitar a absorção de nutrientes e a produção de substâncias como: serotonina, dopamina e gaba, que têm relação direta com a ansiedade e depressão.

Mude seus hábitos
Mude seus hábitos aos poucos, mas mude com consciência. Não pule refeições e não faça jejum sem orientação, isso pode gerar mais frustrações e perda de controle.

Estabeleça metas saudáveis
Faça um plano diário ou semanal do que comer, a quantidade ideal, as variações de alimentos e horário. O ato de organização pode te ajudar a diferenciar melhor a sensação de fome x vontade de comer e então trará mais controle e confiança sobre si, reduzindo a ansiedade.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde