Todo o glitter, confetes e serpentinas do carnaval são grandes atrativos para as crianças, que querem curtir a folia como gente grande. A festa, quando bem aproveitada, se torna importante um instrumento de socialização para os pequenos. Mas, para que eles possam se divertir de forma saudável, é preciso tomar alguns cuidados.
A pediatra e neonatologista Luiza Castanheira, comentou que os pais podem levar seus filhos a partir de seis meses para curtir as festas com moderação. Para ela, o carnaval faz bem para as crianças, por ser um momento de diversão com a família, lúdico, onde elas têm a oportunidade de vivenciar cores, músicas e dividir alegrias.
A comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes, é especialista em ronda escolar e recomendou conversar com as crianças sobre os riscos. Os responsáveis devem orientar meninos e meninas a buscarem apoio dos agentes de segurança caso se percam ou em situações emergenciais. Ao chegar no local, os pais podem apontar esses profissionais, para que as crianças possam se familiarizar com os uniformes e consigam os diferenciar das fantasias.
As especialistas Luiza e Tatiana formularam uma série de dicas para os pais que pretendem curtir a folia com seus filhos, sem abrir mão do conforto e da segurança. Confira abaixo:
Evitar os horários com sol mais forte
Dê preferência aos blocos matinais ou de fim de tarde. As especialistas recomendam ficar com as crianças na sombra, quando possível, e sempre utilizar filtro solar com proteção contra os raios UVA e UVB e com FPS 30, no mínimo.
Cuidados com a pele
Além da proteção contra o sol, é importante que as crianças usem roupas leves e calçados confortáveis. As fantasias estão liberadas, mas é preciso tomar cuidado com o tipo de tecido para não causar irritação na pele. Se for usar tinta ou glitter, se atente para que sejam próprios para crianças e hipoalergênicos. Um boa dica é levar álcool em gel, protetores de assento e lenços umedecidos caso a criança precise ir ao banheiro.
Hidratação
Muita água e comidas leves para os pequenos aguentarem o calor. Tome cuidado com a procedência dos alimentos. É preferível levar de casa água e alimentos que a criança for ingerir para evitar qualquer tipo de indigestão.
Segurança
Crianças devem sempre estar acompanhadas de um adulto. Prefira eventos mais vazios e voltados ao público infantil. Em blocos de rua, verifique se a rua está mesmo fechada para carros e tente não ficar muito próximo da caixa de som.
É importante identificar a criança com crachá ou pulseira, disponibilizando pelo menos dois telefones de contato para agilizar a localização dos responsáveis. Estabeleça pontos de encontro fáceis caso elas se percam, e se alguém se oferecer para ajudar, a criança jamais deve deixar o ambiente, mas sim pedir para ser levada até o agente de segurança. Os responsáveis também devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois o excesso afeta a atenção.
Depois da folia
Caso a criança tenha ficado exposta ao calor, ao chegar em casa aplique loção pós-sol ou hidratante. É importante dar muitos banhos ao longo do dia para refrescar e oferecer bastante líquido para que ela possa se reidratar.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!