Quer ter um cabelo mais saudável? A esfoliação capilar pode ser essencial para alcançar esse objetivo, pois ela contribui para realização de uma limpeza profunda no couro cabeludo e para eliminação de todos os resíduos e a maioria do sebo que se acumula na região.
Para entender como funciona o procedimento e trazer dicas quanto a realização, o iBahia conversou com a dermatologista Isabela Pimenta, da Clínica Osmilto Brandão, sobre o assunto.
A especialista contou que a esfoliação capilar é indicada, principalmente, quando a pessoa tem caspa aderente. Para quem apresenta um couro cabeludo sensível ou machucado, o ideal é não realizar o procedimento, pois pode sensibilizar ainda mais a região.
Como fazer a esfoliação?
O procedimento pode ser realizado durante o banho com produtos esfoliantes apropriados para o couro cabeludo. No decorrer do banho, aplique o esfoliante capilar antes do shampoo, faça movimentos circulares suaves com as pontas dos dedos e deixe o produto agir. Em seguida, lave o cabelo como de costume. Só preste atenção para que o produto não escorra pelo comprimento.
Vale fazer a aplicação de uma hidratação com máscara capilar após a esfoliação, pois o couro cabeludo estará limpo e vai absorver melhor os nutrientes.
"Fazer a esfoliação 1 a 2 vezes na semana é suficiente. Mas a frequência varia de acordo com as necessidades da pessoa", acrescenta.
Benefícios e orientações
A esfoliação capilar atua na desintoxicação do couro cabeludo (melhora a circulação dos nutrientes), diminui a oleosidade com a retirada das impurezas e ainda deixa os fios mais fortes e saudáveis.
Após a esfoliação, Isabela Pimenta indica evitar produtos químicos diretamente em contato com o couro cabeludo e evitar água quente no banho. O ideal é buscar a orientação de um especialista antes de optar pelo procedimento e até para ter um auxílio quanto a escolha dos produtos.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade