Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Seis alimentos que atuam como antialérgicos no organismo

A alimentação ajuda a aumentar a resistência do nosso organismo contra as alergias e intolerâncias (glúten e/ou lactose)

Redação iBahia • 27/12/2020 às 8:02 • Atualizada em 28/08/2022 às 3:46 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Cansada (o) de sofrer com crises alérgicas constantes? A alimentação pode ser uma grande aliado para resolver esse problema, pois ajuda a aumentar a resistência do nosso organismo contra as alergias e intolerâncias (glúten e/ou lactose). Os alimentos ricos em antioxidantes são os mais indicados, afinal esses nutrientes são responsáveis por promover a defesa do sistema imunológico contra a ação dos radicais livres (agentes externos que agridem o nosso corpo).
A nutricionista Sheila Basso, do portal Taeq, listou seis alimentos considerados antialérgicos e explicou como eles atuam no combate das crises. Confira:
1 - Alho: Muito usado para temperos, esse ingrediente, que está sempre relacionado ao combate de gripes e resfriados, também é ótimo para evitar crises alérgicas. Isso se deve graças à presença importante da substância quercetina, um dos principais agentes anti-histamínico de proteção do organismo.
2 - Cebola: Parceira quase que inseparável do alho, a cebola também é uma grande fonte de quercetina. Sua ingestão desativa a histamina, substância que é liberada pelo organismo durante uma reação alérgica.
3 - Salsa: A famosa salsa, ou salsinha, quando consumida regularmente, tem a função de inibir a secreção de histamina no organismo.
4 - Couves: Couve flor, couve-de-Bruxelas, manteiga, enfim... Todas as couves possuem agentes protetores importantes contra as crises alérgicas. Por serem membros da famílias crucíferas, elas são ricas em carotenoides, pigmentos que contribuem no fortalecimento dos organismos mais sensíveis.
5 - Brócolis: Possui as mesmas virtudes das couves. O vegetal também é rico em vitamina C, elemento responsável pelo fortalecimento do organismo e defesa dos radicais livres. Para se ter uma ideia, um copinho de brócolos contem 100 mg de vitamina C.
6 - Laranja: Não só essa saborosa fruta tropical, mas, como todos os representantes cítricos, possuem agentes antioxidantes poderosos, por causa da quantidade incrível de vitamina C. Faça, por exemplo, uma laranjada para beber e vença as alergias!
*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde