CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Sente mais fome no frio? Veja quatro dicas para controlar apetite

“O frio não pode ser visto como um gatilho que nos faz comer de forma exagerada e impede de emagrecer, ou até mesmo faz engordar", aconselhou Gladia

foto autor

Redação iBahia

10/05/2020 às 11:04 • Atualizada em 30/08/2022 às 5:33 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O inverno se aproxima e com a chegada do frio é comum que o apetite aumente. De acordo com a especialista em obesidade Gladia Bernardi, autora do livro “Código Secreto do Emagrecimento”, quando nos alimentamos, além de nos sentirmos mais aquecidos, nossos músculos também tendem a relaxar e, dessa forma, desempenhar funções básicas que exigem mais energia para serem realizadas com a baixa temperatura.

Nessas horas, é importante ter cuidados com as escolhas alimentares para evitar o ganho de peso. “O frio não pode ser visto como um gatilho que nos faz comer de forma exagerada e impede de emagrecer, ou até mesmo faz engordar", aconselhou Gladia.

Foto: divulgação

Nos dias frios, o ideal é manter uma alimentação equilibrada e evitar excessos. Para te ajudar a controlar o apetite, a nutricionista separou quatro dicas.

Aprenda a se aquecer de forma saudável
“Chás, por exemplo, pode ser ingeridos durante o dia e, dependendo do sabor, trazem vários benefícios para o organismo, além de praticamente não terem valor calórico. Além disso, ele pode ser adoçado com uma pequena quantidade de mel, ou com adoçante”, pontua.

Evite os exageros
No frio, é comum que os jantares com pratos calóricos se tornem mais frequentes, mas evite excessos para não comprometer a rotina alimentar. “É preciso aprender a interagir sem que o foco seja 100% a bebida ou comida. O foco deve ser o bate-papo, e não o que será consumido. Não é preciso, também, toda vez que for pedir uma comida, que tenha entrada, prato principal, sobremesa, e cerveja ou vinho. Consumir todas essas opções de uma vez resultará em um alto consumo calórico. O ideal é equilibrar o consumo. Por exemplo, se vou consumir bebidas alcoólicas, dispenso a sobremesa, e vice-versa”, aconselha Gladia.

Drible a compulsão por guloseimas e pratos típicos

Essa época do ano é quase que sinônimo de muitos quitutes e guloseimas. Porém, mais uma vez a dica é não se deixar levar por excessos. “É preciso buscar o equilíbrio. Em vez de consumir várias opções de salgados e doces, posso escolher 1 salgado e 1 doce, por exemplo”, alerta.

Mantenha a rotina alimentar em viagens
Ainda não se sabe quando retomaremos às normalidades, mas, quando isso acontecer, o ideal é que se evite também as comidas que são “a cara do inverno”, como o fondue salgado ou doce, e o chocolate quente, que muita gente consome durante as viagens.

“É preciso aprender a curtir as férias e os momentos de lazer sem se ‘atirar’ nas comidas que estão à disposição. Se em um dia exagerei no fondue e no chocolate, por exemplo, no outro tento me alimentar de forma mais regrada. Fazer caminhadas e trilhas, muito comuns nesses destinos, também é uma opção para aumentar o gasto calórico e driblar a ansiedade, por meio do contato com a natureza. A ansiedade geralmente é o principal gatilho para o comer de forma exagerada”, conclui.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde