Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Sente mais fome no frio? Veja quatro dicas para controlar apetite

“O frio não pode ser visto como um gatilho que nos faz comer de forma exagerada e impede de emagrecer, ou até mesmo faz engordar", aconselhou Gladia

Redação iBahia • 10/05/2020 às 11:04 • Atualizada em 30/08/2022 às 5:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O inverno se aproxima e com a chegada do frio é comum que o apetite aumente. De acordo com a especialista em obesidade Gladia Bernardi, autora do livro “Código Secreto do Emagrecimento”, quando nos alimentamos, além de nos sentirmos mais aquecidos, nossos músculos também tendem a relaxar e, dessa forma, desempenhar funções básicas que exigem mais energia para serem realizadas com a baixa temperatura.

Nessas horas, é importante ter cuidados com as escolhas alimentares para evitar o ganho de peso. “O frio não pode ser visto como um gatilho que nos faz comer de forma exagerada e impede de emagrecer, ou até mesmo faz engordar", aconselhou Gladia.

Foto: divulgação

Nos dias frios, o ideal é manter uma alimentação equilibrada e evitar excessos. Para te ajudar a controlar o apetite, a nutricionista separou quatro dicas.

Aprenda a se aquecer de forma saudável
“Chás, por exemplo, pode ser ingeridos durante o dia e, dependendo do sabor, trazem vários benefícios para o organismo, além de praticamente não terem valor calórico. Além disso, ele pode ser adoçado com uma pequena quantidade de mel, ou com adoçante”, pontua.

Evite os exageros
No frio, é comum que os jantares com pratos calóricos se tornem mais frequentes, mas evite excessos para não comprometer a rotina alimentar. “É preciso aprender a interagir sem que o foco seja 100% a bebida ou comida. O foco deve ser o bate-papo, e não o que será consumido. Não é preciso, também, toda vez que for pedir uma comida, que tenha entrada, prato principal, sobremesa, e cerveja ou vinho. Consumir todas essas opções de uma vez resultará em um alto consumo calórico. O ideal é equilibrar o consumo. Por exemplo, se vou consumir bebidas alcoólicas, dispenso a sobremesa, e vice-versa”, aconselha Gladia.

Drible a compulsão por guloseimas e pratos típicos

Essa época do ano é quase que sinônimo de muitos quitutes e guloseimas. Porém, mais uma vez a dica é não se deixar levar por excessos. “É preciso buscar o equilíbrio. Em vez de consumir várias opções de salgados e doces, posso escolher 1 salgado e 1 doce, por exemplo”, alerta.

Mantenha a rotina alimentar em viagens
Ainda não se sabe quando retomaremos às normalidades, mas, quando isso acontecer, o ideal é que se evite também as comidas que são “a cara do inverno”, como o fondue salgado ou doce, e o chocolate quente, que muita gente consome durante as viagens.

“É preciso aprender a curtir as férias e os momentos de lazer sem se ‘atirar’ nas comidas que estão à disposição. Se em um dia exagerei no fondue e no chocolate, por exemplo, no outro tento me alimentar de forma mais regrada. Fazer caminhadas e trilhas, muito comuns nesses destinos, também é uma opção para aumentar o gasto calórico e driblar a ansiedade, por meio do contato com a natureza. A ansiedade geralmente é o principal gatilho para o comer de forma exagerada”, conclui.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde