Toda mulher procura estar em harmonia com o corpo, principalmente no verão, época de usar roupas leves e decotadas como vestidos, mini saias e é claro, o biquíni para curtir uma praia nos dias de sol e calor. Mas, estar conformada com a aparência não é nada fácil, e um dos motivos que dificulta a conquista do corpo perfeito são as indesejadas celulites. Segundo a nutricionista da Clínica Centercardio, Marilúcia Lopes, este problema que afeta a auto-estima das mulheres é definido como inflamação no tecido adiposo e pode ser amenizado de forma prática através de sucos naturais.
O suco indicado pela nutricionista, denominando anti-celulite, age de forma eficaz no organismo a partir da combinação de funções naturais das frutas, dos legumes e das iguarias. Neste caso específico, a doutora sugere a união de 40g de abacaxi, um kiwi inteiro, 20g de couve, 200ml de água de coco, raspas de um limão, além de meia colher de sopa de gengibre. Todos estes ingredientes devem ser batidos em uma centrífuga e logo após, consumidos. O ideal é tomar um copo de 300ml a cada quinze dias.
Segundo a nutricionista, a explicação para o sucesso está no poder antiinflamatório do abacaxi e na sua função de energético que proporciona uma saciedade maior ao paciente. Além disso, a fruta ajuda a diminuir o líquido e a gordura acumulados no tecido adiposo. A água de coco aparece para desintoxicar e renovar as células que ficam em volta da inflamação. Já o kiwi atua através das vitaminas A e C, lipossolúveis, isto é, auxiliando no processo de metabolismo das gorduras, assim como o couve, rico em vitaminas e sais minerais. Para finalizar, com substâncias oxidantes, o gengibre dá o toque final a mistura.
Além deste suco indicado pela doutora, há também um outro mais simples, porém, muito eficiente no combate destas imperfeições do corpo. A receita referida sugere que sejam batidos na centrífuga, duas maçãs, dois abacaxis, uma cenoura, além de 200ml de água natural e novamente o gengibre a gosto. As novidades desta receita são a maçã e a cenoura. A primeira possui fibras que varrem as gorduras do tecido adiposo, além de vitaminas lipossolúveis. Já a segunda, ajuda no processo de queima da gordura através das vitaminas A, D, E e K.
A celulite é uma consequência da má alimentação, do sedentarismo e do fumo, portanto, não adianta o indivíduo investir apenas nos sucos. Segundo a nutricionista, a mudança só irá aparecer quando houver uma reeducação alimentar, uma alteração nos hábitos de vida, além da inclusão de exercícios físicos na rotina diária. Fatores fundamentais para o bom funcionamento do organismo e consequentemente eficácia dos sucos.
Drenagem linfática Além dos sucos, outros tratamentos como a drenagem linfática, ajudam na eliminação das celulites. “Esta vertente da fisioterapia trabalha com massagens manuais, ou através de aparelhos, que atuam desobstruindo os gânglios linfáticos de locais como coxa, bumbum e batata. Consequentemente o fluxo sanguíneo e os nutrientes aumentam, reduzindo assim, a inflamação do tecido adiposo” esclarece a fisioterapeuta do Hospital da Bahia, Celiane Santos.
Segundo a doutora, atualmente, a procura maior tem sido para tratamentos de Endermologia e Eletrolipólise, que utilizam aparelhos e agulhas de acupuntura, o que faz o resultado aparecer em apenas três sessões. “Os pacientes vem duas vezes por semana e antes do tratamento, são submetidos a uma avaliação personalizada para saber o grau de celulite e que mecanismo deve ser utilizado para o caso específico” esclarece. Fotos: Correio*
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade