Imagina só se o principal ingrediente contido na tequila pudesse curar a oesteoporose? Cientistas do Centro de Pesquisa e Estudos Avançados (Cinestav), no México, atestam que o principal ingrediente na fabricação da bebida, o agave-azul, mostrou avanços no combate à doença.
Segundo informações da revista 'Super Interessante', a pesquisa funcionou da seguinte forma: foi retirado o útero de ratas, levando-as a osteoporose. E parte delas foram alimentadas com uma dieta focada em frutano de agave, que é um polímero natural produzido na fotossíntese da planta.
Foto: Divulgação |
Após oito semanas uma nova análise foi feita nos roedores e o resultado apresentado mostrou que as fêmeas que consumiram o ingrediente ficaram mais saudáveis. E não só isso, esse consumo fez com que os animais conseguissem absorver de uma forma mais fácil os minerais e a proteína da osteocalcina (que tem a responsabilidade de produzir novos ossos).
"Cobaias que consumiram os frutanos sintetizaram cerca de 50% mais a proteína. Além disso, o diâmetro dos ossos era maior, quando se comparava com os animais que não ingeriram as substâncias vindas do agave", explicou Mercedes López, química responsável pela pesquisa.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade