Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > segurança
Whatsapp Whatsapp
Região Metropolitana

Após dois dias, bombeiros extinguem incêndio em depósito de Camaçari

Fogo atingiu depósito que armazenava materiais reciclados na quarta-feira (17)

Mayra Lopes • 19/01/2024 às 20:02 • Atualizada em 20/01/2024 às 0:52 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Após dois dias, o Corpo de Bombeiros extinguiu o incêndio que atingiu um depósito de materiais reciclados no bairro de Jardim Limoeiro, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). As chamas iniciaram na quarta-feira (17), e as equipes seguiram trabalhando no rescaldo das chamas até à noite desta sexta (19).


				
					Após dois dias, bombeiros extinguem incêndio em depósito de Camaçari
Corpo de Bombeiros tenta debelar o incêndio em Camaçari, na Bahia. Foto: Jean Victor/Arquivo

A estimativa era de que as operações fossem concluídas na sexta. A projeção foi dada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) da Prefeitura de Camaçari, que considerou o incêndio um dos maiores já registrados no município nos últimos anos.

Leia mais:

Em nota, o Corpo de Bombeiros contou que pelo menos 75 bombeiros militares atenderam a ocorrência. "Foi uma ocorrência bastante complexa devido a quantidade de materiais combustíveis no local, como plástico, borracha e madeira. Durante o rescaldo utilizamos equipamentos como retroescavadeira para revirar o material e acabar com possíveis pontos de reignições", explicou o capitão BM Jurandi Santos Araújo.

O coordenador da área, Ivanaldo Soares, afirmou ao g1 bahia que a ocorrência está controlada. “Nós já estamos com máquinas, carro-pipa, e todo o aparato para que a operação prossiga. Há, ainda, cerca de 20% da situação a ser resolvida, e hoje, de fato, estamos muito mais tranquilos”, informou o gestor.

Desde o início das ações de combate ao fogo, cerca de 240 mil litros de água foram utilizados. Além disso, o 10º Grupamento de Bombeiros aplicou a estratégia de separação do material que estava guardado no espaço em pequenas ilhas. Segundo a gestão municipal, isso permitiu que os agentes fizessem o resfriamento monte a monte.


				
					Após dois dias, bombeiros extinguem incêndio em depósito de Camaçari
Incêndio em Camaçari é considerado um dos maiores dos últimos anos. Foto: Defesa Civil

"Atitudes inadequadas"

Em nota à imprensa, a prefeitura chama atenção de moradores afetados pelo incêndio. Trinta famílias precisaram ser retiradas de suas residências como medida de segurança. No entanto, a Defesa Civil diz que algumas pessoas insistem em retornar aos imóveis para buscar pertences. Esse comportamento foi considerado "inadequado".

“Sempre há os teimosos, mas estamos vigilantes com todo mundo, inclusive envolvendo a Sedes [Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania] em reuniões diárias, para, juntos, explicarmos as dificuldades de modo que tudo seja assimilado de uma maneira satisfatória por eles”, observou Soares.

Segundo informações do g1 bahia, como parte da força tarefa montada pela prefeitura para lidar com os desdobramentos do incêndio, a Sedes prestou assistência às famílias, cujas casas ficam nas proximidades do depósito. Até o momento, 21 famílias estão sendo assistidas, das quais 15 foram encaminhadas para casa de parentes e/ ou amigos.


				
					Após dois dias, bombeiros extinguem incêndio em depósito de Camaçari
Incêndio em Camaçari começou no dia 17 de janeiro. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A ação inclui a oferta de refeições, água mineral, colchões e outros itens do benefício eventual prestado pela pasta. Outras seis famílias, num total de 27 pessoas, entre crianças, adultos e adolescentes, foram encaminhadas para um alojamento no centro do município.

Durante todo o dia, o plantão social da Sedes faz o acompanhamento contínuo das necessidades desse grupo, de forma presencial e remota. O auxílio engloba ainda ações ligadas à saúde, encaminhando as pessoas para a rede pública do município caso necessário.

Assim que for concluído o trabalho de rescaldo, o órgão vai vistoriar as residências. Se preciso for, uma equipe de apoio será acionada para fazer a limpeza desses imóveis. Não há previsão de quando os moradores poderão retornar às suas casas.

Enquanto isso, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) tenta identificar o proprietário do espaço. Quando ele for localizado, a Sedur vai checar as condições de funcionamento do depósito.


				
					Após dois dias, bombeiros extinguem incêndio em depósito de Camaçari
Incêndio em Camaçari é considerado um dos maiores dos últimos anos. Foto: Defesa Civil
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança