Três estabelecimentos localizados no bairro de Itapuã, em Salvador, foram flagrados com um "gato" que desviava energia suficiente para abastecer 400 casas durante 15 dias.

A ação aconteceu na quarta-feira (7), durante uma operação Polícia Militar (PM) com a Neoenergia Coelba. Os estabelecimentos são um hotel, um restaurante e uma loja de conveniência.
Leia também:
A fiação da ligação clandestina, conhecida como "gato", estava enterrada no subsolo da calçada, representando risco de segurança para a população. A distribuidora estima que a energia recuperada na ação foi de 25 mil quilowatts.
Em nota, a Neoenergia Coelba informou que as unidades foram previamente mapeadas após vistorias detectarem que o consumo faturado não correspondia com as atividades exercidas.
De imediato, a distribuidora encaminhou equipes aos locais, que ficam próximos à orla, e identificaram as fraudes.
Os proprietários não estavam no local no momento da operação, porém a distribuidora irá prestar queixa crime para que as medidas sejam tomadas. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil (PC).
Desvio de energia recorrente em Itapuã
Ainda segundo a concessionária, em julho, um restaurante na orla de Itapuã também foi flagrado com uma ligação clandestina, que seria suficiente para abastecer 300 residências por 15 dias.
Como denunciar
A distribuidora reforçou que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem faz e da população ao redor. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.
Prevista no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, a prática ilegal tem pena de até a oito anos de reclusão. As denúncias são feitas de forma anônima por meio do telefone 116 ou no site da Neoenergia Coelba.

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

