Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > segurança
Whatsapp Whatsapp
violência de gênero

Feminicídio: 75 mulheres foram mortas na Bahia até outubro; veja casos

Dados de feminicídio dos primeiros 10 meses de 2023 foi divulgado pela Polícia Civil

Mari Leal • 21/11/2023 às 11:04 • Atualizada em 21/11/2023 às 13:39 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Nos 10 primeiros meses de 2023, 75 mulheres foram assassinadas por homens com quem dividiam a vida e a intimidade. O número é o total de feminicídios registrados pela Polícia Civil nos 10 primeiros meses de 2023.


				
					Feminicídio: 75 mulheres foram mortas na Bahia até outubro; veja casos
Dados de feminicídio dos primeiros 10 meses de 2023 foi divulgado pela Polícia Civil. Divulgação/PC Bahia

Se comparado ao mesmo período de 2022, o total registrado este ano é levemente menor. Dez a menos em números absolutos. Nos primeiros 10 meses daquele ano, 85 mulheres foram assassinadas por homens intitulados namorados, esposos e companheiros no geral. A variação percentual é de 11,8%, conforme o divulgado.

Leia mais:

Relembre alguns casos:

Renata Santana Freitas, 37 anos

Assassina pelo esposo com quem se relacionava há 20 anos. Foi atacada com três tiros um dia após o homem deixar a casa onde viviam, em Mussurunga, Salvador. O casal estava em processo de separação. O homem tirou a própria vida em seguida.

Sara Mariano, 35 anos

A cantora gospel e pastora desapareceu no dia 24 de outubro após sair de casa, no bairro de Valéria, em Salvador, em direção à cidade de Dias D´Ávila, na Região Metropolitana (RMS). O sumiço de Sara foi registrado na polícia pelo marido da cantora, o pastor Ederlan Santos Mariano, hoje preso como principal investigado pelo crime. Além do esposo, outras três pessoas estão presas por participação no crime.

Jocélia Mendes de Melo, 43 anos

Morta pelo ex-companheiro a facadas na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Além do crime, o suspeito deixou escrito na residência mensagem de ódio contra a mulher. O corpo da vítima foi encontrado no meio da rua. O suspeito está preso.

Graziele dos Santos, 16 anos

Morta a tiros pelo ex-namorado na localidade de Cucui de São Cosme, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. O autor, Antônio Marcos Amorim, de 22 anos, tirou a própria vida após o crime.

Sabrina Luíza Souza Bonfim, 17 anos

Morta a tiros pelo ex-namorado na cidade de Santo Antônio de Jesus. O homem não aceitava o fim do relacionamento. O corpo da jovem foi encontrado em cima da cama da casa onde morava. A jovem deixou duas filhas, de 4 e 5 anos. Áudios resgatados pela investigação mostram ameaças sofridas pela jovem.

Simone Maria Santos, 51 anos

Morta pelo esposo dentro de casa. O corpo foi encontrado com marcas de agressões. À época, vizinhos chegaram a relatar o barulho gerado pelos golpes. O crime ocorreu na casa do casal, no bairro de Brotas, em Salvador. O homem está preso.

Karla Santos, 44 anos

A cabeleireira morreu em decorrência de queimaduras. Ela foi atacada pelo ex-namorado na cidade de Itabuna. O homem foi preso em flagrante.

Priscila de Jesus Ramos, 21 anos

A estudante universitária foi morta a tiros pelo então companheiro. No momento do ataque, ela circulava em uma rua da cidade de Feira de Santana, onde vivia.

Feminicídio é o homicídio de mulheres pelo fato de elas serem mulheres. Ou seja, crimes marcados pela misoginia, menosprezo da condição de mulher e/ou discriminação de gênero ou em contexto de violência doméstica. Foi reconhecido pela Lei 13.104/2015, que alterou o Código Penal Brasileiro.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança