A chegada das festas de Natal, Ano Novo, Carnaval e outras comemorações levantam a necessidade de se proteger em festas públicas. Assim como a quantidade de pessoas nas ruas, os delitos costumam crescer neste período do ano.
Devido ao uso recorrente do celular para realizar pagamentos, transações e conseguir transportes, os cuidados com os dispositivos são um aspecto importante da segurança. Confira abaixo algumas dicas para aproveitar as festas de rua com segurança:
Leia também:
1. Ative o código PIN
Antes de sair para as festas , ative o código PIN do chip do celular. Com isso, a senha será pedida toda vez que o chip for retirado do aparelho e colocado em outro dispositivo. Essa medida pode evitar a confirmação de identidade por meio de SMS em casos de roubo.
2. Apague aplicativos de banco
É recomendado apagar os aplicativos de banco do celular. A medida é uma forma de evitar extorsão em situações de assalto. O mesmo vale para o e-mail, que também pode ser utilizado como método de confirmação de identidade.
3. Desative a função de aproximação nos cartões
Desativar esse método de pagamento evita que o cartão possa ser utilizado por qualquer um ou que alguma quantia seja roubada através da aproximação. Vale também utilizar alguma bolsa que vede a comunicação do cartão.
4. Utilize pochete ou doleira
Uma dica clássica para quem gosta de curtir as festas, guardar os pertences em uma doleira ou pochete é uma boa opção para evitar roubos e manter os itens valiosos escondidos.
5. Cuidado com latas de cerveja e copos
Sempre levar o próprio copo, de preferência fechado, e optar por latas de bebidas são medidas importantes para evitar que alguma substância seja colocada na bebida.
A medida é normalmente utilizada para cometer crimes contra a dignidade sexual e as mulheres são o público que mais sofre com esse tipo de violência.
Em qualquer situação de crime, a vítima deve acionar o Disque 180 para que seja possível a situação de flagrante.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!