Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > segurança
Whatsapp Whatsapp
Operação Vigilância Aproximada

PF investiga em Salvador suposta espionagem ilegal pela Abin

Ação ilegal teria ocorrido durante o governo Bolsonaro

Mari Leal • 29/01/2024 às 10:08 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Salvador é umas das quatro cidades nas quais a Polícia Federal cumpre, nesta segunda-feira (29), mandados de busca e apreensão no contexto da Operação Vigilância Aproximada.

A ação investiga a realização de monitoramento ilegal de autoridades e pessoas públicas na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

Leia mais:


				
					PF investiga em Salvador suposta espionagem ilegal pela Abin
Ação ilegal teria ocorrido durante o governo Bolsonaro. Foto: Divulgação

Conforme a investigação, uma ferramenta de geolocalização de dispositivos móveis sem a devida autorização judicial era utilizada no esquema.

Os mandados são cumpridos no Rio de Janeiro/RJ (5), Brasília/DF (1), Formosa/GO (1) e Salvador/BA (1). O filho do ex-presidente, Carlos Bolsonaro, é um dos alvos da operação.

Nesta nova etapa, a Polícia Federal busca avançar no núcleo político, identificando os principais destinatários e beneficiários das informações produzidas ilegalmente no âmbito da Abin, por meio de ações clandestinas. Nessas ações eram utilizadas técnicas de investigação próprias das polícias judiciárias, sem, contudo, qualquer controle judicial ou do Ministério Público.

Os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança