Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > segurança
Whatsapp Whatsapp
Denúncia MP-BA

PMs são denunciados e afastados por morte de três jovens na Gamboa

Crime aconteceu em março de 2022; jovens foram mortos durante ação da polícia

Nathália Amorim • 24/11/2023 às 10:19 • Atualizada em 24/11/2023 às 10:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou três policiais militares pelas mortes de Alexandre Santos dos Reis, Cléverson Guimarães Cruz e Patrick Sousa Sapucaia, mortos na localidade de Gamboa de Baixo, em Salvador. O crime aconteceu em março de 2022.


				
					PMs são denunciados e afastados por morte de três jovens na Gamboa
Caso aconteceu em março de 2022, na Gamboa de Baixo. Foto: Reprodução/TV Bahia

De acordo com o MP-BA, os cabos da PM vão responder pelo crime de homicídio qualificado por motivo torpe. A denúncia foi oferecida pelo Grupo de Atuação Especial Operacional em Segurança Pública (Geosp) e pela 3ª Promotoria de Justiça do Júri de Salvador na quinta-feira (23).

Leia mais:

A Justiça determinou também o afastamento dos policiais das funções de policiamento ostensivo pelo prazo de 180 dias. Além disso, estão proibidos de frequentar a Gamboa ou manter contato com testemunhas e familiares da vítima enquanto durar a instrução processual.

Denúncia

Segundo a denúncia, os PMs abordaram e perseguiram a vítima. Logo em seguida, atiraram com submetralhadora contra os jovens que participavam de uma festa na comunidade, "sem que houvesse qualquer conflito armado no local no momento dos fatos".

Ainda com base nas informações da perícia técnica, a denúncia aponta que dois deles foram atingidos em via pública nas proximidades de uma casa abandonada. Neste loja a terceira vítima foi alvejada.

Relembre o caso

Três jovens foram mortas nesta terça-feira (1°), na comunidade da Gamboa, localizada na Avenida Contorno, durante uma ação da polícia.

Os moradores da comunidade acusam os policiais de terem chegado atirando e usado gás lacrimogêneo, durante a madrugada, por volta das 2h. Inicialmente, a informação era que apenas uma das vítimas havia morrido. No entanto, a PM confirmou que três pessoas morreram na ação.

Por conta do ocorrido, os moradores da localidade realizaram um protesto na manhã desta terça. Os populares fecharam os acessos à Avenida Contorno, tanto sentido Cidade Baixa quanto sentido Vale do Canela e chegaram a atear fogo em objetos no meio da via.

A Polícia afirma que os agentes foram recebidos com tiro ao entrarem na comunidade. Conforme nota da corporação, após revide e posterior progressão no terreno, as equipes encontraram três homens caídos ao solo em posse de armas de fogo e drogas. Já os outros suspeitos conseguiram fugir.

De acordo com a PM, cerca de 10 policiais estavam envolvidos na ação. As equipes encontraram no local e apreenderam relógio, três armas, drogas, mochila e balança de precisão.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança