Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > segurança
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
Feira de Santana

Procon notifica loja após denúncia de mãe de autista por discriminação

Karla Gurgel acusa que funcionária teria dito que atender mãe e criança com autismo era uma 'bomba'

Lucas Sales • 18/11/2023 às 12:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), notificou a loja Riachuelo do Shopping Boulevard, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, após denúncia de discriminação feita por Karla Gurgel, mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


				
					Procon notifica loja após denúncia de mãe de autista por discriminação
Mãe de autista denuncia discriminação em loja de Feira de Santana. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A emissão da notificação aconteceu na última sexta-feira (17), mas a decisão só vou divulgada na manhã neste sábado (18).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Karla Gurgel conta que foi fazer uma compra na loja, quando uma funcionária teria classificado o atendimento dela como uma "bomba".

A situação teria ocorrido na quinta-feira (16). Nas imagens, gravadas ainda na loja, Karla, que é de Alagoas, mas mora em Feira de Santana, mostra o documento da criança e protesta pela atitude da atendente.

"Meu filho não é bomba. Não gostei. Eu exijo respeito com os autistas, pessoas com deficiência, porque eu sou mãe e ninguém aqui está livre de ter um filho com deficiência. E eu não aceito, porque já é difícil a luta de uma mãe com uma criança que vem em um shopping para comprar uma roupa".

Após a repercussão da denúncia, o caso chegou à Associação de Mães e Pais de Autistas de Feira de Santana, que convocou as famílias da entidade para um protesto. O ato está marcado para acontecer no sábado (18), na porta da loja.

Posicionamento da loja

A Riachuelo demitiu a funcionária Jairta Lima por justa causa e informou que não concorda com a postura da funcionária. "Nós da Riachuelo lamentamos o ocorrido em nossa loja em Feira de Santana e pedimos desculpas. O comportamento da ex-colaboradora no atendimento não condiz com os valores defendidos e praticados por nós da Riahuelo", disse o comunicado.


				
					Procon notifica loja após denúncia de mãe de autista por discriminação
Atendente demitida após denúncia de mãe de autista nega discriminação. Foto: Reprodução

Funcionária nega discriminação

A ex-atendente da Riachuelo gravou um vídeo para explicar o lado dela da situação. Na gravação, enviada para a TV Subaé, que é afiliada da TV Bahia, Jairta Lima diz que não teve a intenção de ser preconceituosa e que, em momento algum, teria distratado Karla Gurgel e o filho.

"Essa mãe sabe que a nenhum momento eu destratei ela, a nenhum momento eu destratei a criança. Ela sabe que em nenhum momento eu falei qualquer coisa com a criança ou com ela".

"Quando eu atendi essa cliente no meu caixa, eu atendi ela super bem com a criança, e, quando eu terminei de atender ela, eu falei: 'Porque você está trazendo essas bombas para mim?'".

Durante o relato, Jairta explicou como funcionava a meta. "Bomba lá na loja, quando a gente quer dizer, é cartão de terceiros, que não é cartão da loja. Aí, cartão terceiros derruba a meta que a gente bate na loja. Se você passa um terceiro, derruba a meta. Se você passa um Riachuelo, você aumenta", completou.

O que diz o shopping

"O Boulevard Shopping informa que acionou o lojista para providências e reafirma que este tipo de abordagem não condiz com as orientações de atendimento ao público e boas práticas adotadas pelo shopping".

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança