Quatro suspeitos morreram em confronto com a polícia no distrito de Jauá, em Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador, na quinta-feira (18). A cidade é apontada como a segunda cidade mais violenta do Brasil, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024.
De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu durante a "Operação Vetor Aéreo". Em nota, a corporação afirmou que um grupo de homens armados atiraram contra os agentes da Ronda Especial (Rondesp RMS) e os policiais revidaram.
Leia também:
As quatro vítimas foram encontradas ao fim do confronto e chegaram a ser levadas para o Hospital Menandro de Farias, mas não resistiram aos ferimentos.
Armas e drogas foram encontradas com suspeitos, após confronto
Ainda segundo a PM, durante a ação foram apreendidos três revólveres calibre 38, uma submetralhadora 9mm, 428 pinos de cocaína, 74 porções de maconha, 36 pinos de substância k9, 49 pedras de crack e uma balança digital.
Todo o material encontrado foi encaminhado para a 26ª Delegacia Territorial (DT/Vila de Abrantes), onde o caso foi registrado.
Camaçari ocupa 2° lugar no ranking das cidades mais violentas do Brasil
Na quinta-feira (18), mesmo dia em que quatro suspeitos morreram em confronto, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgou o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024. Segundo o levantamento, seis cidades da Bahia figuram a lista das 10 mais perigosas do Brasil.
O estudo reúne dados sobre mortes violentas intencionais, como homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, mortes de policiais e mortes decorrentes de intervenção policial. Este ano, as cidades que aparecem no ranking são: Camaçari, Jequié, Simões Filho, Feira de Santana, Juazeiro e Eunápolis.
A Bahia manteve, em 2023, os maiores números de letalidade policial do Brasil. Foram 1.699 mortes por intervenção de agentes de segurança de um total de 6.393 registro, ou seja, 1 a cada quatro casos notificados em todo o país.
Segundo o g1, o município de Jequié, localizado no sudoeste da Bahia, aparece na liderança da lista nacional, onde 46,6 mortes a cada 100 mil habitantes foram provocadas por policiais.
Confira lista das cidades mais violentas do Brasil:
- Santana (AP)
- Camaçari (BA)
- Jequié (BA)
- Sorriso (MT)
- Simões Filho (BA)
- Feira de Santana (BA)
- Juazeiro (BA)
- Maranguape (CE)
- Macapá (AP)
- Eunápolis (BA)
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!