A possibilidade de testes das bodycams – câmeras que serão acopladas ao fardamento dos policiais – no Carnaval 2024 na Bahia não faz mais parte dos planos do governo da Bahia. A informação de atraso no início da operação foi adiantada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no sábado (13) e confirmada, nesta terça-feira (16), pelo secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
De acordo com o gestor, o novo prazo é de 60 dias a partir de janeiro. Neste caso, a probabilidade é de que o início da operação ocorra entre o final de março e o início de abril.
Leia também:
Em coletiva com toda a imprensa baiana no final de 2023, o governador também citou o prazo de 60 dias, e projetou os testes no Carnaval 2024.
“Em razão da complexidade do serviço como um todo, a gente pediu para a empresa verificar se poderia atender isso [prazo do Carnaval], mas o protocolo tem que ser seguido. Não adianta agora atropelar os passos. A gente faz tudo da forma mais correta. A gente estima prazo de 60 dias a contar de janeiro”, estimou Werner em entrevista.
“A gente precisa ter todo o protocolo de atuação. A gente precisa saber que aquela imagem tem que ser retirada. A gente quer que seja utilizada como transparência, para resguardar o cidadão e também o policial. Que seja utilizada também como meio de prova e como forma de capacitação”, acrescentou o gestor ao justificar os sucessivos atrasos.
O processo para instalação das bodycams nas forças policiais baianas se estende desde 2021.
Mari Leal
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!